Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Veja onde descartar resíduos eletrônicos durante a Semana Lixo Zero em Joinville

Foto Arquivo/OCP

Por: Lucas Koehler

18/10/2019 - 10:10 - Atualizada em: 18/10/2019 - 10:16

Não sabe onde depositar celulares, televisão ou outros aparelhos eletrônicos que não funcionam mais? Para fazer o descarte correto, é preciso encaminhá-los para reciclagem.

Durante a Semana Lixo Zero Joinville, que começa nesta sexta (18) e ocorre até 27 de outubro, alguns locais da cidade vão receber esse material e encaminhá-los para o reaproveitamento.

Com alto potencial de reciclagem, o último lugar onde esses materiais devem ser descartados é no meio ambiente.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Um desses locais é o Fliperama Espaço Colaborativo, no bairro América. No local, das 8h ás 18h, poderão ser descartados os chamados lixos eletrônicos da linha verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Os resíduos serão doados para o projeto de responsabilidade social da empresa Free Geek, que reaproveita as peças em computadores que depois são doados, em perfeito estado de funcionamento, para escolas, asilos e instituições do terceiro setor.

Outro ponto de coleta é a empresa Copapel, no bairro Saguaçu. Os materiais que a empresa vai coletar, entre 8h30 às 18h, são: computadores e acessórios, televisores, celulares, Dvds, rádios e projetores.

Esses materiais também poderão ser deixados em pontos de coleta que a Unicred Joinville disponibiliza durante a Semana em três de duas agências na cidade.

Ainda durante a Semana Lixo Zero, a Organização Não Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras e o Núcleo de Inovação da ACIJ, organizam pontos de coleta de resíduos eletrônicos no restaurante da Udesc Joinville e no Ágora Tech Park.

Sobre a Semana Lixo Zero Joinville

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização por setores da sociedade, que tem como objetivo incentivar e encontrar soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. Em 2019, o evento tem como tema “Um por Todos e Todos por Zero”.

Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Semana é organizada em Joinville pela Rastro Sustentabilidade.

Pontos fixos de coleta de resíduos eletrônicos

Durante outros períodos do ano, quem precisar descartar resíduos eletrônicos, pode encaminhá-los à Sustentare Escola de Negócios. Nesse ponto, é possível entregar celulares antigos, carregadores, computadores, aparelhos de som, televisores e eletrodomésticos em geral.

Segundo a escola, os resíduos são encaminhados para uma empresa que reaproveita materiais e dá o destino adequado a cada tipo de componente.

Outro ponto fixo de coleta é o Shopping Muller, no centro da cidade. A Weee.do, empresa que promove a logística reversa de resíduos eletrônicos assegurando seu encaminhamento correto, também possui vários pontos de coleta na cidade.

Veja abaixo todos os endereços de onde descartar os resíduos:

Pontos durante a Semana Lixo Zero: de 20 a 27 de outubro

  • Fliperama Espaço Colaborativo: de 8h às 18h – Rua Orestes Guimarães, 876, América.
  • Copapel: de 8h30 às 18h30 – Dona Francisca, 2499, Saguaçu.
  • Agência Unicred Blumenau – Rua Blumenau, 425, América.
  • Agência Unicred no Centro Hospitalar Unimed – Rua Orestes Guimarães, 905, Bloco B, América.
  • Agência Unicred Anita Garibaldi – Rua Padre Kolb, 1382, Anita Garibaldi.
  • Restaurante da Udesc Joinville – Rua Paulo Malschitzki, 200 – Zona Industrial Norte.
  • Ágora Tech Park – Rua Dona Francisca, nº 8300 – Distrito Industrial.

Pontos Fixos:

  • Estacionamento Shopping Müller Joinville – Rua Senador Felipe Schmidt, 235, Centro.
  • Sustentare Escola de Negócios – Rua Coronel Santiago, 410, Anita Garibaldi.
  • Weee.do – Diversos pontos espalhados pela cidade. Confira a lista completa.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Koehler

Repórter em Joinville (SC).