A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim, informa que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) não emitirá mais carteiras de trabalhos físicas. O processo de emissão do documento passa a ser feito pela internet.
A determinação foi do Ministério da Economia, através da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que emitiu no dia 23 de setembro, a Portaria Nº 1.065/20019, que disciplina a emissão de carteiras de trabalho em meio eletrônico.
Para obter o documento, o cidadão precisa cadastrar uma conta no site do Ministério do Trabalho. A habilitação será realizada no primeiro acesso da conta através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
As novas regras estão valendo a partir desta quinta-feira (26). De acordo com o Ministério da Economia, “a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital”.
Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de “caderninho azul” passarão a ser realizadas eletronicamente.
Para acompanhar essas anotações, o trabalhador poderá utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares com versões IOS e Android.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger