A coordenadora do Abrigo Animal de Joinville, Osnilda Bachtold foi homenageada pelo vereador mirim, Matheus Barbosa Zastrow. A homenagem aconteceu nesta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores. Osnilda ficou feliz e honrada em receber a homenagem, ainda mais por ser indicação do estudante e vereador mirim que ela conheceu no Abrigo Animal. “A forma como eu o conheci é que me deixa mais lisonjeada ainda”, diz, Osnilda, emocionada.
Matheus conheceu o trabalho de Osnilda em uma das visitas que o Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), fez ao Abrigo Animal. “A mãe do Matheus trabalha no SOIS, e ele foi junto. Ao chegar ficou encantado com o nosso trabalho junto aos animais”, recorda Osnilda.
O objetivo do programa da Secretaria de Saúde é a interação, inserção e estímulo à cidadania, por isso um dos lugares que o grupo frequenta é o Abrigo Animal. “Eu admiro muito este programa, ele precisa ser mais divulgado”, comenta a coordenadora do Abrigo Animal.
Osnilda explica que o programa dá suporte as pessoas especiais, elas não precisam ficarem internadas, as famílias os levam de manhã e buscam no final da tarde. “E são essas pessoas especiais que adoram vir ao Abrigo Animal passear com nossos “Focinhos Carentes”. Por isso a minha admiração e prestigio”, acrescenta.
Ela comenta que no dia em que recebeu a visita do grupo do SOIS já foi uma alegria. “E com esta homenagem na Câmara Municipal fiquei honrada e mais feliz ainda”, revela Osnilda.
“O Matheus viu de perto nosso trabalho. Ele passou uma tarde inteira com nossos acolhidos e pode ver que além de lutarmos pelo bem-estar dos animais procuramos também fazer um trabalho de interação entre o ser humano e o animal. Essas pessoas estão buscando novamente voltarem ao convívio com a sociedade, e esses animais acolhidos no Abrigo, também buscam uma nova chance de vida”, diz a coordenadora.
Atualmente o Abrigo Animal presta atendimento a 320 cães. Com a interdição do Centro de Bem-Estar Animal (Cbea) por causa do surto de cinomose, segundo Osnilda, muitas pessoas estão abandonando os animaizinhos em frente e próximo ao abrigo. “O que elas não sabem é que temos câmeras por todos os lados. Estou indo praticamente todos os dias registrar boletim de ocorrências. Eles que aguardem que serão chamados. Abandonar animais é crime”, finaliza Osnilda Bachtold.