Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Secretaria da Saúde de Joinville reorganiza filas para agilizar atendimentos

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Koehler

25/09/2019 - 13:09 - Atualizada em: 25/09/2019 - 13:53

A Secretaria da Saúde de Joinville está reorganizando as filas para consultas especializadas, exames, cirurgias e demais atendimentos.

Com a implantação do sistema informatizado na rede pública, os procedimentos estão sendo unificados para garantir melhor agilidade, economia e segurança aos processos.

Com as novas definições, as prioridades clínicas foram organizadas em setores, conforme a urgência, definidos como: Prioridade 1 (P1), Prioridade 2 (P2) e Prioridade 3 (P3).

Entre todas as solicitações pendentes inseridas em uma mesma fila de espera, será atendida com prioridade a solicitação que apresentar maior urgência, assim definida a partir de avaliação realizada por profissional de saúde regulador.

“Essa reorganização vai possibilitar economia e garantia de acesso mais ágil e retornos de consultas, agilizando os procedimentos”, destaca o secretário Jean Rodrigues da Silva.

O agendamento das solicitações será realizado de forma automática ou manual. Depois de selecionada a vaga para o usuário, seja de forma manual ou automática, o aviso poderá ser realizado por meio eletrônico, telefônico ou presencial, tendo preferência, em cada caso, a forma de comunicação que se mostrar mais eficaz e menos custosa ao município.

As confirmações dos atendimentos agendados serão de responsabilidade das respectivas unidades solicitantes e deverão ocorrer com antecedência mínima de três dias.

Nos casos em que não for possível a localização do usuário para o agendamento a partir do primeiro telefonema, a Central de Regulação realizará, em horário distinto, outra tentativa de contato telefônico, que será seguida por uma terceira.

Caso as três tentativas restem infrutíferas, a solicitação será incluída em um cadastro específico, a ser disponibilizado para consulta pública no site da Prefeitura Municipal de Joinville, no qual permanecerá pelo prazo de 6 (seis) meses, ao término do qual, em não havendo atualização cadastral por parte do usuário, será retirada da fila de espera até a regularização das pendências

Desistências

Os usuários poderão manifestar a desistência das solicitações por escrito, em declaração assinada pelo titular, ou por meio de contato telefônico devidamente gravado pela Central de Regulação, oportunidade em que serão imediatamente retirados da respectiva fila de espera.

Nos casos em que, por motivos não imputáveis aos usuários, os atendimentos agendados não forem realizados nas datas previstas, é assegurada aos usuários a manutenção de suas solicitações nas filas de espera.

Nos casos em que não for possível a localização do usuário para o agendamento a partir do primeiro telefonema, a Central de Regulação realizará, em horário distinto, outra tentativa de contato telefônico, que será seguida por uma terceira.

Prioridades

A inserção respeitará os critérios de gravidade de cada caso clínico, conforme as seguintes prioridades:

  • Prioridade P1: aplicada aos casos definidos como urgentes por se tratar de encaminhamentos que devem ser atendidos com menor tempo de espera possível, sob risco de agravamento clínico do caso.
  • Prioridade P2: aplicada aos casos definidos como de prioridade por se tratar de encaminhamentos que necessitam menor tempo de espera, porém não foram classificados como urgentes.
  • Prioridade P3: aplicada a todos os casos cujo procedimento seja de rotina, ou seja, atendidos por ordem cronológica de entrada na fila de espera.
Com informações da Prefeitura Municipal de Joinville

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Koehler

Repórter em Joinville (SC).