Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maior barragem de combate a enchentes do Vale do Itajaí será totalmente recuperada

Fotos Mauricio Vieira/Secom

Por: Felipe Elias

21/09/2019 - 01:09 - Atualizada em: 21/09/2019 - 01:39

Nesta sexta-feira (20), durante sua visita ao Vale do Itajaí, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, assinou a liberação de R$ 21 milhões para recuperação da Barragem Norte, em José Boiteux. Os recursos serão aplicados na construção do canal extravasor e na recuperação de equipamentos para a correta operação da maior estrutura voltada à contenção de cheias do Brasil.

De acordo com o ministro, a medida tem como objetivo diminuir os impactos em épocas de chuvas excessivas na região. “Esses convênios vêm para garantir a segurança de toda a região do Vale do Itajaí, que tem 1,5 milhão de habitantes”, afirmou Canuto.

 

 

Atualmente, a barragem funciona de forma precária, o que reduz a sua capacidade de evitar enchentes no Alto e Médio Vale de Itajaí. A situação é resultado de uma invasão indígena ocorrida em 2014, quando foram danificados comandos elétricos e hidráulicos da estrutura. Os índios que vivem no entorno alegam que são atingidos pelo lago que se forma no local quando há muita chuva.

O Governo do Estado ficou responsável por fazer um estudo de impacto socioambiental para a comunidade indígena que reside ao redor da barragem. Esse levantamento deve apurar as reais necessidades da população nativa, afetada pela operação da estrutura.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).