Mesmo em meio a um turbilhão de casos de violência que dominam o noticiário, ainda é possível encontrar informações positivas que amenizem a crescente sensação de insegurança. No Vale do Itajaí, 30 municípios não registraram homicídios até o momento em 2019.
O número representa 55% das 54 cidades que compõem a região. Entre os locais que não tiveram assassinatos neste ano, figuram cidades de maior porte como Indaial, Pomerode e Guabiruba.
Municípios sem homicídios no ano
- Agrolândia
- Agronômica
- Apiúna
- Ascurra
- Atalanta
- Benedito Novo
- Botuverá
- Braço do Trombudo
- Chapadão do Lageado
- Doutor Pedrinho
- Guabiruba
- Imbuia
- Indaial
- José Boiteaux
- Laurentino
- Lontras
- Luiz Alves
- Mirim Doce
- Petrolândia
- Pomerode
- Pouso Redondo
- Presidente Nereu
- Rio do Campo
- Rio do Oeste
- Rio dos Cedros
- Rodeio
- Salete
- Vidal Ramos
- Vitor Meireles
- Witmarsum
Por sua vez, Blumenau foi o município da região com maior número de homicídios no período, com 24. No estado, a cidade está na terceira posição junto com Chapecó, atrás apenas de Florianópolis (35) e Joinville (45).
Números em SC
Em agosto, Santa Catarina registrou um total de 49 homicídios, contra 52 no mesmo mês de 2018. Trata-se do menor número absoluto desde 2013, quando houve 46 mortes violentas.
Os números são ainda mais positivos se a comparação for entre os primeiros oitos meses de 2019 com o mesmo intervalo de tempo do ano passado. Até 2 de setembro, a queda nos homicídios no estado é de 19,4%, enquanto a diminuição nos latrocínios chega a 3,3%. Roubos (-12,1%) e furtos (-3,4%) também apresentaram redução.
Quer receber as notícias no WhatsApp?