Em 2019 o mundo da música comemora 200 anos do nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, famoso por suas operetas leves, divertidas e de grande sucesso de público.
Para comemorar, a Orquestra Jovem da Scar apresenta a opereta Casamento à luz das Lanternas (Le Mariage aux Lanternes), encenada pela primeira vez em 1857, na França.
As apresentações serão no domingo (25) e terça-feira (27), às 20h. Os ingressos gratuitos estão disponíveis na secretaria da entidade.
A opereta é um estilo de ópera com música menos rebuscada, alternado com textos falados. Nesta montagem, realizada pela Scar em parceria com o Femusc, a história dos dois primos que recebem cartas misteriosas sobre um tesouro será apresentada com o texto original sem cortes, com as canções em francês e as cenas faladas em português.
Os músicos da Orquestra Jovem têm entre 15 e 29 anos, muitos oriundos de projetos de iniciação musical como o Música para Todos.
“Avaliamos que a Orquestra Jovem estava preparada para um desafio maior, com repertório mais complicado e exigente, além da experiência de tocar no fosso, interagindo com cantores profissionais”, explica o maestro André Dos Santos, coordenador artístico da entidade e regente da Orquestra Jovem na opereta.
“E eles estão respondendo de forma exemplar, com dedicação, seriedade e muita vontade de apresentar um espetáculo perfeito”, completa.
O Casamento à luz das Lanternas tem cinco papéis, sendo quatro cantores e um ator.
De São Paulo, vieram a mezzo soprano Catarina Taira, a soprano Maria Sole Gallevi e o tenor Rodrigo Kenji, enquanto a soprano Betina Belli Maliska veio de Florianópolis e de Jaraguá, o ator Jean Bachmann.

Elenco da opereta / Foto Divulgação Scar
Maria Sole, italiana que mora no Brasil há seis anos, fez o papel principal na ópera Suor Angelica, apresentada em janeiro no Femusc.
A tradução e adaptação do texto, direção de cena e produção dos figurinos e cenários ficou a cargo do núcleo de teatro da Scar, em um trabalho que envolve cerca de dez pessoas desde junho e que se intensificou nas últimas semanas, com os ensaios presenciais com cantores e orquestra.
A Orquestra Jovem tem uma importância fundamental na formação de músicos, formando a base para o futuro da Orquestra Filarmônica. A temporada 2019 segue em setembro, com a Orquestra Filarmônica, que apresenta o Concerto Sinfônico com Ballet em Jaraguá do Sul e Curitiba.
Com informações da assessoria de imprensa
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger