O verão ainda nem começou e os afogamentos já estão sendo registrados na região. Desta vez a vítima foi o estudante da quarta série, Fernando Gabriel de Lima, de apenas 13 anos. Natural do Paraná, ele se afogou no rio Itapocu, em Barra Velha, na tarde de sexta-feira (1º). O seu corpo foi encontrado somente no início da tarde deste sábado (2), pelos Bombeiros Militares de Barra Velha, em conjunto com os bombeiros de Itajaí.
Segundo o sargento Barbosa, da corporação de Barra Velha, eram 15 horas de sexta-feira quando eles foram chamados. Trabalharam até às 20 horas e não localizaram o corpo. Neste sábado, por volta das 6h30, os trabalhos reiniciaram, e às 12h, ele foi localizado na ponte do rio Itapocu.
O Corpo foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Balneário Camboriú. A Polícia Civil vai investigar como tudo aconteceu. Mas como sexta-feira estava muito calor, assim como neste sábado, existia a possibilidade de o menor estar se banhando sem saber nadar, e o rio Itapocu é de grande profundidade.
O Corpo de Bombeiros aproveita o início da estação para alertar os banhistas sobre os riscos de afogamento. O banhista deve conhecer a profundidade do local, não se jogar de cabeça em rios para evitar o risco de traumas, não consumir bebida alcoólica antes de entrar na água e tomar cuidado com crianças.
*Reportagem de Arlei Zimmermann