Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

MEI completa dez anos com mais de 8 milhões de empreendedores

Foto Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

08/08/2019 - 05:08

No mês de julho a legislação que implementou o regime do Microempreendedor individual (MEI) completou 10 anos – e para comemorar a data, o Sebrae tem feito ampla divulgação nas redes sociais de cases de sucesso entre os mais de 8 milhões de MEIs no país.

“Este é um dos maiores programas de inclusão social, que beneficia muitos empreendedores no país”, explica Zenilde Balsanelli, analista técnica do Sebrae em Jaraguá do Sul.

 

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

 

Em Jaraguá do Sul, segundo dados da FIESC, 85,5% das 4.775 empresas em operação ao final de 2017 – os dados mais atualizados – estavam na modalidade de microempreendimentos, somando 4.082 empreendedores.

A formalização de atividades econômicas como MEI, beneficia muitos empreendedores que estão atuando no mercado, e que desejam formalizar suas atividades.

Com a formalização o empreendedor pode comprar melhor, poderá acessar mais mercados, vender ou prestar serviço para outras empresas, acessar linhas de crédito específicas para o Empreendedor Individual, emitir nota fiscal, além de contribuir para a previdência social, e ter acesso aos benefícios previdenciários.

“O MEI trouxe mudanças para a economia, mudanças positivas, pois, muitos empreendedores que antes atuavam de forma informal, hoje podem formalizar, sem nenhum custo”, explica.

Capacitação empreendedora

Segundo a analista, não há atividades presenciais marcadas especificamente para comemorar o aniversário da modalidade, mas a entidade conta com capacitações gratuitas exclusivas para o Empreendedor Individual.

“O Sebrae Jaraguá recebe diariamente empreendedores que querem formalizar sua atividade como MEI, e para orientar e atender esta demanda de empreendedores individuais, realizamos semanalmente a Palestra MEI NA PRÁTICA, direcionada para quem deseja se tornar um Empreendedor Individual”, explica.

A Palestra tem como objetivo orientar o potencial empreendedor sobre direitos, deveres, e exigências no município. Além das orientações, o Sebrae realiza a formalização, após a participação na Palestra MEI NA PRÁTICA.

Para o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu (Apevi), Benyamin Parham Fard, a medida ajudou a regularizar situação de vários empreendedores no país, que antes da criação do regime MEI operavam na informalidade, sem acesso a direitos como previdência, incentivos e acesso a crédito.

Agenda Mei na Prática agosto

  • Palestra Mei na Prática – 12/08 – das 14:30 às 16:30
  • Palestra Mei na Prática – 12/08 – das 17:30 às 19:30
  • Palestra Mei na Prática – 12/08 – das 09:00 às 11:00

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).