A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageia em sessão solene a partir das 19h desta terça-feira (23), as cinco etnias que colonizaram o município. A ideia surgiu depois de uma reunião entre o Legislativo e a Fundação Cultural da cidade.
De acordo com a historiadora do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, Silvia Toassi Kita, a única das cinco etnias considerada imigrante é a húngara, pois as famílias vieram direto da Hungria para Jaraguá dos Sul, onde se instalaram na localidade de Garibaldi, 1891.
“As demais, que se deslocaram para o município de outras regiões do Brasil e de Santa Catarina, são de colonizadores”, enfatiza.
Os trabalhadores negros chegaram com Emílio Carlos Jourdan – o fundador da cidade, em 1876, ficaram um tempo nas proximidades do Centro e depois foram transferidos para o Morro da Boa Vista e também se instalaram na Vila Lenzi.
Em 1890, vieram os italianos, que começaram sua caminhada na Barra do Rio Cerro e mais tarde foram se fixar em Nereu Ramos e Santa Luzia.
Na mesma época chegaram os alemães. Aqueles que vieram de Blumenau, tiveram como destino o Rio da Luz e Rio Cerro. Enquanto os que saíram de Joinville se concentraram no João Pessoa, Amizade, Três Rios do Sul e Três Rios do Norte.
Os últimos a chegar foram os poloneses, em 1912, que não tiveram uma região específica da cidade para se instalar.
Associações étnicas
De acordo com a historiadora Silvia Kita, a administração municipal incentivou a criação e manutenção das associações étnicas na cidade com o objetivo de preservar a história e o legado cultural de cada uma.
“São essas entidades que movimentam a programação cultural de Jaraguá do Sul durante todo o ano com festas típicas em suas sedes e eventos mais abrangentes”, destaca.
Confira as associações e data de criação de cada uma:
- Centro Cultural Neue Heimat (1988);
- Círculo Italiano de Jaraguá do Sul (1991);
- Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul (1993);
- Associação Húngara de Jaraguá do Sul (1996);
- Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul (1997);
- Associazone Bellunesi Nel Mondo Famiglia Jaraguá do Sul (2000);
- Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu – Moconevi (2001);
- Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul (2002);
- Comunidade Negra de Jaraguá do Sul – Conejas (2004);
- Circolo Trentino Di Nereu Ramos (2008).
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger