5 coisas que você não pode perder na Festa Pomerana em 2018

Por: Elissandro Sutil

10/01/2018 - 11:01 - Atualizada em: 10/01/2018 - 11:34

Quem já visitou a Festa Pomerana sabe que o evento reúne toda riqueza da cultura alemã, com muita música, dança, chope, gastronomia e diversão para todas as idades. Mas o que esperar da 35ª edição?

A festa começa nesta quarta-feira (10), com abertura marcada para as 20h, no Pavilhão de Eventos da cidade. O evento segue até o próximo dia 21.

Entre as novidades este ano está o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, que deve reunir 20 competidores. Segundo a organização, o instrumento percussivo é conhecido como ‘violino do diabo’ e deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. Um serrote emite o som do instrumento.

Mas se você quer ainda mais motivos para participar da festa, nós elencamos cinco. Olha só:

1. Muitas opções gastronômicas

(Foto: Daniel Zimmermann/Festa Pomerana)

De cara, isso não é novidade: a anfitriã da festa é sem dúvidas a tradicional gastronomia alemã. Os visitantes vão encontrar pratos tradicionais como Eisbein, marreco recheado e salsichões. Além das famosas cucas, tortas e doces inspiradas na culinária alemã.

Além disso, este ano o Biergarten, ou “Jardim da Cerveja”, contará com pratos típicos servidos à la carte. O cardápio traz especialidades genuínas da cozinha alemã, preparadas à moda colonial.

2. Bierplatz: espaço da cerveja

A novidade desse ano é a Bierplatz. Em formato de lounge, é o ambiente ideal para quem aprecia momentos de conforto e descontração. No local, são oferecidos rótulos das marcas regionais Opa Bier, Cerveja Pomerode e Cervejaria Schornstein.

Valorizando as produções da região, estarão presentes na festa as variedades das cervejarias artesanais Schornstein, Bierland, Opa Bier e Borck.  

3. Show com a banda alemã Musikkapelle Chieming

Os palcos da Festa Pomerana recebem pela primeira vez a banda alemã Musikkapelle Chieming, vinda da Bavária. Com cerca de 20 integrantes, suas performances alegres e impecáveis surpreendem com o uso de chicotes! Serão oito apresentações, nos dias 10, 12, 13, 14, 16, 17, 18 e 20.

4. Competições típicas

Este ano, a exemplo de edições anteriores, vai ter muita brincadeira aberta a todos os visitantes. Elas vão testar habilidades que resgatam antigas práticas dos colonizadores. As provas são diárias nas categorias masculina e feminina. Para participar, basta se inscrever gratuitamente cerca de uma hora antes do horário, no Pavilhão das Competições.

Competições: Baumstammwettsägen (Serrador de Tora), Holzhacker (Lenhador), ​Fassrennen (Corrida do Barril), Tauziehen (Cabo de Guerra Alemão), Alles Wurst (“É tudo linguiça”), Meterbier (Chope em metro), Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo), Bolão de mesa e o Vogelstechen (Pássaro ao Alvo).

Também vai ter o Concurso de Delícias Alemãs, com saborosas receitas criadas e preparadas por moradores de Pomerode.

Os vencedores de cada noite se classificam para as finais e concorrem à premiação no último domingo da Festa! Saiba mais sobre cada competição neste link.

5. 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige

A atração é curiosa, já que o instrumento de percussão, conhecido também como “violino do diabo”, tem o som emitido por um serrote! Trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães, conforme  a tradição, a peça deve ser fabricada pelo próprio instrumentista. A expectativa é que 20 tocadores se reúnam no palco do Pavilhão Cultural no 1º domingo, dia 14, a partir das 13h.

Assista ao vídeo e saiba o que vai encontrar por lá:

Ingressos

No primeiro dia do evento, assim como na próxima segunda e terça-feira (dias 15 e 16), a entrada é gratuita. Diariamente, crianças de até 12 anos e visitantes com trajes típicos completos não pagam ingresso.

O último dia do evento terá acesso gratuito a partir das 15h30. Os ingressos de domingo a sexta custam R$ 10 e, nos sábados, R$ 25. Pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores têm direito à meia-entrada.