Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Corrida do Lacre Amigo celebra a inclusão social em Florianópolis

Corrida foi realizada na Avenida Beira Mar do Estreito | Foto Thiago Mangrich/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/07/2019 - 08:07 - Atualizada em: 08/07/2019 - 08:31

Três mil corredores pularam da cama cedinho e mesmo com frio de 8°C coloriram de amarelo a Avenida Beira Mar do Estreito, em Florianópolis, na manhã deste domingo (7). Eles participaram da Junta & Vai – Corrida do Lacre Amigo, prova com 4k e 8k de corrida, 4k de caminhada e corridinha kids que teve como objetivo promover a campanha de arrecadação de lacres de alumínio, incentivar a sustentabilidade, a solidariedade e a inclusão social.

Evento patrocinado pela Arteris – empresa concessionária de rodovias em todo o Brasil – a Junta & Vai nasceu com a pretensão de mostrar uma empresa diferente.

Desde que a campanha do Lacre Amigo foi criada, mais de 500 cadeiras de rodas já foram entregues em todo o Brasil. Só em Santa Catarina foram 190 cadeiras. Na Junta & Vai de Florianópolis, a “cereja do bolo” do evento foi a entrega de duas cadeiras de rodas ao Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, que reuniu 280 garrafas PET com lacres – a cada 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres de alumínio a campanha doa uma cadeira de rodas.

Três mil corredores pularam da cama cedinho e mesmo com frio de 8°C | Foto Thiago Mangrich/Divulgação

“Desde 2013 iniciamos a arrecadação dos lacres. Incentivamos nossos 90 componentes a participar e contamos com o apoio da comunidade. Já conseguimos receber 11 cadeiras de rodas, que foram destinadas às pessoas idosas e carentes da nossa cidade”, considera Maria Beatriz Brustolin Giaretta, representante da entidade sem fins lucrativos.

Além dos lacres, o grupo promove também campanhas para arrecadar agasalhos, livros, fraldas geriátricas e leite. “Essa é a nossa forma de tentarmos mudar um pouco o mundo”, avalia Beatriz.

Promoção da inclusão social

Entre os atletas que participaram da prova, estavam os integrantes do Instituto Paulo Escobar (IPE), cuja sigla também significa Inclusão pelo Esporte. O projeto, que começou em 2016 com quatro atletas, já chegou a levar 30 portadores de deficiência a corridas de rua.

participaram da Junta & Vai – Corrida do Lacre Amigo, prova com 4k e 8k de corrida, 4k de caminhada e corridinha kids | Foto Thiago Mangrich/Divulgação

“Começamos em 2016 e desde então não paramos mais. Não tem preço promover a alegria de outras pessoas. Não consigo mais correr sozinho”, conta Paulo Demétrio, vice-presidente da entidade. Todos os participantes do grupo fizeram muito bonito no evento e mostraram que a limitação está na cabeça de quem os exclui.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger  

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.