Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Parceria leva ensino profissional ao contraturno de estudantes do ensino público de Santa Catarina”

Kit educacional está entre os recursos que serão utilizados nos cursos do SESI e do SENAI de SC / Foto de Fernando Willadino

Kit educacional está entre os recursos que serão utilizados nos cursos do SESI e do SENAI de SC | Foto Fernando Willadino

Por: Pedro Leal

04/07/2019 - 05:07

Alunos do ensino médio da rede pública de estadual de Santa Catarina terão acesso gratuito a cursos de iniciação profissional a partir de agosto.

Uma parceria da Fiesc, por meio do SESI e do SENAI, com a Secretaria Estadual de Educação vai oferecer 3.790 vagas em formações como jogos digitais, energias renováveis, desenho 3D, moda, animação digital, informática, entre outros, e em educação maker.

As aulas serão oferecidas em 40 municípios de todas as regiões do estado. Nas formações profissionais, os estudantes contarão com recursos como o kit educacional Bionics4Education, um sistema modular que auxilia os jovens a pensar na resolução de problemas e a trabalhar juntos como um time. As estratégicas didáticas do kit são baseadas em práticas de aprendizagem multidisciplinar.

CMC Talks dia 17

No próximo dia 17, às 19h, o Coolworking, em Jaraguá do Sul, recebe mais uma edição do CMC Talk. Promovido pela agência CMC, o encontro tem acesso gratuito e, dessa vez, será comandado pelo publicitário e empreendedor Luis Hufenüssler Leigue.

Em pauta, uma discussão sobre os negócios do futuro com base em imersões no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e no congresso da Singularity University, que ocorreu em São Paulo. A conversa conta com vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas no talk.cmc.ag.

Folgas de aniversário

Começando neste mês, os colaboradores do Grupo Lunelli têm direito a um dia de folga no mês de seu aniversário para aproveitar a data como quiserem.

O Day Off do Grupo Lunelli pode ser usufruído na data da comemoração ou em outro momento, ao longo do mês, conforme escolha do colaborador. O benefício faz parte do programa de motivação e valorização dos funcionários da empresa.

Medo do desemprego

O medo do desemprego aumentou e a satisfação com a vida diminuiu entre os brasileiros. É o que revela a pesquisa da Confederação Nacional da Industria (CNI). O índice do medo do desemprego cresceu 2,3 pontos em relação a abril e alcançou 59,3 pontos em junho.

O indicador está acima da média histórica, que é de 49,9 pontos, mas está 8,6 pontos menor do que o registrado em junho de 2018. Segundo a CNI, o medo do desemprego vem aumentando desde dezembro do ano passado, quando atingiu o valor mínimo nos últimos cinco anos.

Petrobras anuncia venda

A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (3), a oferta ao mercado de parte de sua fatia nas ações da Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora).

O pedido de registro do negócio ainda vai passar por análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para aprovação. A oferta base das ações será de 25%, podendo chegar até 33,75% do capital social da companhia.

Inflação

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços dos produtos na porta de saída das fábricas, registrou inflação de 1,43% em maio deste ano. A taxa é superior ao 1,22% observado em abril, mas ficou abaixo dos 2,55% de maio do ano passado.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPP acumula taxas de inflação de 3,99% no ano e de 7,36% em 12 meses.

Pedidos de patentes

O Ministério da Economia anunciou hoje (3) medidas para reduzir o número de pedidos de patentes para análise (backlog) em 80% até 2021 e diminuir para cerca de dois anos o prazo médio de concessão de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou do lançamento do Plano de Combate ao Backlog de Patentes e disse que o governo está fazendo avanços importantes para estimular a indústria, aumentar a produtividade e competitividade da economia brasileira no futuro.

Chocolate premiado

O Brasil subiu no pódio de uma das competições mais importantes de chocolate do ano. Dentre centenas de participantes, a Nugali, de Pomerode, foi a única marca brasileira premiada no International Chocolate Awards Americas 2019, que premia os melhores chocolates de todo o continente.

A empresa catarinense levou duas medalhas de bronze na categoria amargos puros, com os produtos Amargo 70% da Linha Premium e Cacau em Flor 70%. O anúncio ocorreu em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger  

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).