Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nova subestação elétrica construída pela WEG vai beneficiar mais de 30% dos consumidores de SC

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Pedro Leal

26/06/2019 - 17:06

Para reforçar a disponibilidade de energia para Santa Catarina, a WEG está implantando, em regime Turn Key, uma nova subestação no município de Siderópolis, que irá beneficiar mais de 30% de consumidores do estado.

A subestação Siderópolis 2, atuará na tensão de 500 mil volts com 7 transformadores de força 224MVA e mais 15 Reatores 500kV de 25 e 50MVAr.

Prevista para entrar em operação até dezembro de 2020, a unidade transmissora de energia faz parte dos empreendimentos que compõem o lote 21, arrematados pelo Consórcio Aliança, formado pelas empresas: EDP – Energias do Brasil S.A. e Celesc Geração S.A., durante o Leilão de Transmissão Nº 5/2016, realizado pela ANEEL.

Parceira do Consórcio, a WEG será responsável pela construção da SE Siderópolis 2, que irá atenuar a dependência atual da energia proveniente da Usina Termelétrica – UTE Jorge Lacerda, mais onerosa para o consumidor final, além de possibilitar o reforço estrutural do sistema de transmissão já existente.

Plano de melhoria nacional

Segundo o Diretor Superintendente da WEG Transmissão e Distribuição, Carlos Diether Prinz, este projeto faz parte do plano nacional de melhoria no sistema de transmissão de energia elétrica do estado.

“A nova oferta de energia elétrica vai assegurar condições plenas de atendimento à expansão do consumo nas unidades já existentes e também à instalação de novas cargas, além de incentivar o crescimento da indústria e o desenvolvimento do Estado”, explica Prinz.

A capacidade da WEG em ofertar reatores de 550kV foi um dos diferenciais da companhia neste projeto. “Poucos players do mercado estão habilitados a fabricar reatores neste nível de tensão no Brasil”, acrescenta Prinz.

Em 2018 a WEG investiu $ 5 milhões em equipamentos para a capacitação de sua linha de produção e laboratório de alta tensão para estar apta a produzir e ensaiar reatores de 550 kV.

Com equipes trabalhando na região de Siderópolis desde janeiro de 2019, e consciente da sua responsabilidade com o meio ambiente e com as comunidades com os quais se relaciona, a WEG realizou no início deste mês o plantio de aproximadamente 90 mudas de árvores nativas/frutíferas na comunidade de Montanhão, região onde as subestações estão sendo construídas.

A ação contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Associação Feminina de Assistência e Bem-Estar Social de Siderópolis (Afabess), por meio do Clube de Mães do Montanhão.

A companhia também distribuiu canecas para todos os colaboradores da obra e calcula que essa ação reduza o consumo de 200 mil copos plásticos descartáveis.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

 

Telegram  

Facebook Messenger  

WhatsApp  

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).