Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Sucessão familiar é foco de debate na Acijs”

Por: Pedro Leal

26/06/2019 - 05:06

Estudos do Sebrae e do IBGE mostram que 90% das empresas nacionais são familiares. Para os especialistas, este número expressivo reforça a importância do planejamento de sucessão para a sobrevivência no negócio.

A importância de discutir o assunto no âmbito das corporações levou a Acijs, por meio do Núcleo das Transportadoras, a promover painel que ocorre nesta quarta-feira, dia 26, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

O evento reunirá especialistas na área com o objetivo de orientar empresários para que garantam um processo de transição de forma transparente e organizada, preparando a futura liderança para os desafios do empreendimento e fortalecendo sua competitividade no mercado.

O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A participação é gratuita e aberta a associados e ao público em geral. Informações pelo telefone (47) 3275-7059 e e-mail [email protected].

Inflação

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,06% em junho. A taxa é inferior ao 0,35% de maio e é a menor para o mês de junho desde 2006 (-0,15%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Intenção de consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 3,5% na passagem de maio para junho e marcou 91,3 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. Essa é a quarta queda consecutiva do indicador, que já tinha caído 1,7% de abril para maio. Apesar disso, na comparação com junho do ano passado, a ICF cresceu 5,3%.

Confiança sobe

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) cresceu 1,9 ponto na passagem de maio para junho, chegando a 88,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. A alta interrompeu uma sequência de quatro quedas consecutivas.

Apesar disso, segundo a FGV, o índice se mantém em patamar baixo em termos históricos.

Juros do crédito

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (25) que ainda é preciso continuar trabalhando para reduzir as taxas de juros do crédito.

Campos Neto participou nesta manhã de palestra em evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Ele apresentou a Agenda #BC, lançada no fim de maio, e as propostas para o cooperativismo brasileiro que fazem parte da proposta.

Mais impostos

“Está na hora de nos cobrar mais impostos” foi a mensagem de um pequeno grupo de bilionários americanos,  como o empresário George Soros, o cofundador do Facebook Chris Hughes e os herdeiros dos impérios Hyatt e Disney, publicada online nesta segunda-feira e endereçada aos candidatos presidenciais à Casa Branca em 2020.

O grupo apoia a criação de um imposto sobre grandes fortunas – especificamente, o milésimo mais rico da população: nos EUA, 0,1% da população concentra mais riqueza do que 90% do país.

Ociosidade da indústria

A produção industrial e o nível de utilização da capacidade instalada aumentaram em maio. No entanto, apesar desses aumentos, a ociosidade na indústria se mantém elevada e o número de empregados caiu, na comparação com abril.

A constatação é da Sondagem Industrial, divulgada nesta segunda-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o levantamento, a produção subiu para 50,9 pontos em maio, valor acima dos 41,6 pontos registrados no mesmo mês de 2018 – e abaixo dos 53,8 pontos registrados em maio de 2017.

Crédito verde

O Brasil tem dificuldades em buscar crédito “verde” para projetos sustentáveis. A avaliação é do diretor de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ivan Oliveira.

Durante a 1ª Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde, em Fortaleza, ele pediu mais engajamento do Brasil e das instituições multilaterais (bancos internacionais com capitais de diversos países) para destravar o financiamento a projetos sustentáveis no país.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).