Os pontos de turismo religioso de Jaraguá do Sul agora fazem parte de um pacote de viagens em uma agência de Curitiba. A novidade veio após um evento promovido pela Prefeitura, onde 11 empresas especializadas conheceram o potencial da cidade.
As agências de turismo eram de Florianópolis, Curitiba, Joinville e Blumenau. “Hoje estamos na prateleira de uma empresa que está oferecendo o que temos de interessante na área religiosa e em outros aspectos também”, comemora o diretor de Turismo, Marcelo Nasato.
O diretor diz que se trata de um momento positivo. “A gente passa de um município que ficava acenando para que o turista nos visse para um outro patamar, no qual uma empresa comercializa e oferece a seus clientes o ‘destino Jaraguá do Sul’. É um momento especial”, enfatiza.
No ano passado, a Prefeitura lançou o Guia de Atrativos Religiosos de Jaraguá do Sul. Em uma espécie de roteiro, o material reúne 30 edificações do município que têm potencial turístico por conta da arquitetura singular e relevância histórica.

Igreja Santo Estevão é um dos pontos inclusos no pacote da agência | Foto Arquivo OCP News
Os locais, já conhecidos pelos moradores da região, abrangem as estruturas católicas e luteranas com mais tempo de existência no município. Quem estampa a capa do guia é a Chiesetta Alpina, um dos pontos religiosos mais visitados do Estado.
Entre as informações que constam no material, estão a data de inauguração, horários de funcionamento, histórico, endereço, formas de entrar em contato com a igreja e outras características.
Rota da Fé
Intitulado “Rota Jaraguá do Sul da Fé”, o material produzido pela agência curitibana aponta algumas paradas obrigatórias do roteiro desta forma:
- Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e Gruta Nossa Senhora de Lourdes,
- Chiesetta Alpina – monumento à fé do imigrante alpino;
- Igreja Luterana Apóstolo Pedro;
- Igreja e Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
- Capela Santo Estevão – comunidade húngara;
- Noviciado Nossa Senhora de Fátima
O percurso também prevê visitas a atrações da região como Seminário Sagrado Coração de Jesus (Corupá), Parque Malwee, Scar e Museu da WEG.
O pacote inclui transporte, uma noite de hotel com café da manhã, passeios aos atrativos locais, visitas nas igrejas, dois almoços e um jantar (sem bebidas), guia de turismo e seguro.
Ao contrário de atrativos como parques temáticos e praias que tem um apelo mais forte em estações como verão, por exemplo, o turismo religioso tem a prerrogativa de não ter essa sazonalidade tão acentuada.
Quer receber as notícias no WhatsApp?