Os servidores da Prefeitura de Blumenau entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (4). A decisão foi aprovada na tarde desta quinta-feira (30), durante assembleia geral organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintraseb).
A categoria manteve a rejeição à proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura, que oferece pagar a reposição inflacionária de 5,07% somente a partir de janeiro de 2020. O percentual é relativo ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado nos últimos 12 meses – maio de 2018 a abril de 2019.
De acordo com o coordenador geral do Sintraseb, Sérgio Bernardo, os serviços essenciais serão mantidos, como assistência médica e distribuição de medicamentos, conforme rege a legislação federal que trata sobre o exercício do direito à greve.
Em entrevista para a Rádio Nereu Ramos, o secretário de Administração, Anderson Rosa, disse que a Prefeitura ainda não foi informada oficialmente da decisão. Apesar disso, garantiu que já está em contato com outros secretários para definir estratégias a fim de garantir o funcionamento dos serviços.
Na ocasião, Rosa afirmou que, em virtude da situação financeira do município, não há como alterar a proposta de reajuste apresentada.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui
- Região do Vale Europeu – Clique aqui