Cervejarias do Vale Europeu criam Associação Vale da Cerveja

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda-feira (20), na Schornstein, em Pomerode | Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

20/05/2019 - 18:05 - Atualizada em: 20/05/2019 - 18:20

Quando o assunto é cerveja artesanal, o Vale Europeu é uma das regiões mais conhecidas do país por reunir tradição e inovação. Para seguir com a expansão do mercado e entender as pautas comuns a todos os negócios do setor, representantes de dez cervejarias das cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode criaram na última semana a Associação Vale da Cerveja.

A entidade sem fins lucrativos tem como objetivos a aproximação das marcas para o fortalecimento do segmento na região, o estímulo ao turismo e o combate às práticas ilegais do setor. As cervejarias que integram o movimento são: Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier. Uma cerveja colaborativa entra elas, com o estilo Helles, será lançada nos próximos meses.

O primeiro presidente da entidade será Daniel Reginatto, um dos proprietários da Cervejaria Container, que seguirá à frente da Associação até 2021. De acordo com ele, a mobilização surgiu a partir da troca de experiências entre os gestores dos negócios e a identificação de problemas comuns, que podem ser combatidos com o associativismo. “Entendemos que pautas acabam ganhando mais força quando trabalhadas em conjunto. E é por isso que a Associação surgiu”, comenta.

Outras cervejarias podem se juntar ao movimento. Mas, para tanto, precisam ter uma produção de até três milhões de litros por ano – uma média de 250 mil litros ao mês – e sede num dos cinco municípios.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?