Um equipamento que até pouco tempo era visto como uma inovação para quem trabalha com filmagens de eventos ou televisão, agora tem auxiliado a polícia na investigação de crimes. Os drones como são popularmente conhecidos já fazem parte dos instrumentos de trabalhos de muitas corporações como a Polícia Militar de Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Porém, Joinville, a cidade com o maior número de habitantes, ainda não contava com esse recurso para os agentes de segurança pública. Os recursos foram doados por um empresário de Joinville que não quis se identificar e por isso fez o repasse para que a compra fosse efetivada pelo Rotary Clube Joinville Leste.
A delegada regional, Tania Harada também reconheceu a importância do equipamento. “O drone vai auxiliar no trabalho de investigação realizado pela DIC e pelas delegacias de área principalmente no combate ao tráfico de drogas, furtos e roubos de carga”, disse a delegada.
O drone segue as especificações solicitadas pela própria polícia. Chega a 7 quilômetros de altura e tem capacidade de voo de 30 minutos podendo fiscalizar um bairro inteiro a cada sobrevoo, por exemplo. Essa fiscalização aérea era feita antes com helicóptero e agora será feita com muita economia.
Dois policiais civis de Joinville farão um treinamento em Curitiba nos dias 15 e 16 deste mês. O treinamento foi custeado pelo mesmo empresário.