Ao falar de moda a primeira coisa que vem a cabeça são pessoas jovens, magras e ricas. Mas as alunas do curso técnico de Produção de Moda do IFSC Araranguá, mostraram que a moda pode ser muito mais que isso. Com as orientações de três professoras, as estudantes criaram um calendário com fotos de idosos de um asilo.
O projeto quis mostras que a moda também pode ser bem-estar, qualidade de vida e inclusão social. Além disso, o calendário, teve o objetivo de contribuir com o crescimento da autoestima dos idosos da instituição.
Na última segunda-feira (18), as estudantes foram até o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, de Araranguá, para a entrega do resultado do projeto especial, que envolveu dedicação e carinho.
Quem orientou este trabalho foram as professoras Aline Pereira de Oliveira, Graziela Kauling e Anamélia Fontoura Valentin. Durante o segundo semestre de 2018 as alunas conversaram com os idosos para conhecer suas histórias e entender suas rotinas.
Depois disso desenvolveram a concepção do calendário e fizeram todo o trabalho de produção, escolhendo os looks, acessórios, objetos de cena, além de auxiliarem na maquiagem (feita pela maquiadora Thaís Barbosa) e na produção das fotografias (feitas pela fotógrafa Flávia de Sá).
No dia da entrega dos calendários do lar, foi feita também uma exibição de todas as fotos tiradas durante o projeto.
Para cada mês, o calendário traz um tema diferente, mostrando os idosos realizando atividades diversas. As imagens ressaltam a importância de hábitos como alimentação saudável, prática de esportes, cuidados pessoais, cultivo de plantas e de amizades.
O trabalho foi feito na disciplina de Projeto de Integrador, onde as alunas que estão concluindo o curso desenvolvem um projeto reunindo os conhecimentos do curso e aplicando-os na prática. O objetivo é aproximar os estudantes do mundo do trabalho e dar significado ao processo de ensino e aprendizagem.
Confira algumas fotos
Fonte: IFSC Ararangua
Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!