O calendário esportivo de Jaraguá do Sul está oficialmente aberto para temporada 2018. Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Mestre Manequinha, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) divulgou todos os eventos programados para o decorrer do ano. Serão mais de 40 atividades para população jaraguaense, abrangendo inúmeras modalidades esportivas e opções de lazer. Destes, 26 eventos são promovidos e outros 18 apoiados pela própria entidade, sem contar a participação nas fases microrregionais, regionais, seletivas e estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina, Jogos Escolares da Juventude, Olesc, Jasti, Joguinhos Abertos, JASC e Parajasc.
Quer receber as reportagens do OCP Online no WhatsApp? Basta clicar aqui
Com orçamento de R$ 2,8 milhões, a Secel manteve todas as competições realizadas no ano passado, com destaque para os consagrados Campeonato Varzeano de Futebol, Campeonato de Futsal Peladão, Unimed Streetball e Trioball, Campeonato Municipal de Bocha Livre, Interescolar de Natação, Jogos Interbairros e Jogos Escolares da Juventude. “Com um incremento no orçamento temos condições bem melhores comparadas ao início de 2017. Estamos totalmente organizados com as modalidades e eventos esportivos. Então acredito que será um grande ano para o esporte de Jaraguá do Sul”, disse a secretária Natália Lúcia Petry
Sem novos torneios no calendário, a Secel anunciou como grande novidade o apoio ao Jaraguá Futsal, com valores ainda sendo fechados para subsidiar o transporte terrestre da equipe, além da contratação dos treinadores Fernando Ferretti e seu auxiliar Renato Vieira, anunciados no mês passado. O futebol amador também será agraciado através da contratação dos árbitros por licitação. De momento, o único impasse é relacionado ao Varzeano que retorna a sua programação tradicional, iniciando no mês de março, mesmo período agendado pela Liga Jaraguaense de Futebol para o começo da Segundona. “Não queremos que os dois eventos sejam simultâneos, porque parte das equipes participam das duas competições e enfraqueceria um campeonato ou outro. Vamos chegar a um bom termo com a Liga e logo resolver este impasse”, declarou Natália.
Já os principais objetivos e projetos da entidade para temporada estão pautados em dois locais: Arena Jaraguá e Complexo Esportivo Murillo Barreto de Azevedo. No primeiro, há necessidade de uma reforma completa, tanto na parte do prédio como a finalização do paisagismo, enquanto no segundo restam alguns detalhes para o encerramento das obras. “Desde sua construção, a Arena Jaraguá não passou por nenhuma reforma e estamos buscando recursos para que ela possa ser totalmente reformada. A Pista de Atletismo está em fase de conclusão, mas ainda necessita de cobertura para arquibancadas e também vamos buscar recursos para essa questão. Nossa obrigação é manter tudo isso em ordem”, finalizou a secretária de esportes.
LEIA TAMBÉM:
– Prefeitura irá promover mais de 50 eventos culturais neste ano em Jaraguá do Sul