Pelo segundo ano consecutivo, Jaraguá do Sul não terá uma programação pública de Carnaval. A Prefeitura chegou a anunciar no fim do ano passado a realização da festividade, mas acabou cancelando devido ao baixo número de blocos inscritos, que comprometeria a destinação de recursos.
Quer receber as reportagens do OCP Online pelo whatsApp? Basta clicar aqui
Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, apenas duas agremiações teriam demonstrado interesse em participar. O valor da premiação, oferecido pela secretaria, é utilizado pelas escolas para investir nas alegorias, fantasias e preparação da bateria.
Em entrevista concedida ao OCP no começo do ano, Natália explicou que o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil estabelece critérios rígidos para autorização de repasses a entidades e que seria necessário um chamamento público e lei específica autorizando o repasse. “Estamos estudando um projeto de captação de recurso pela Lei Rouanet para complementar o investimento da administração municipal. Fica muito pesado para Prefeitura manter todos os gastos da festa”, aponta a secretária, que confirma a intenção de promover as celebrações de Carnaval no ano que vem.
Um dos membros da diretoria do bloco Verde e Rosa, Maurito Rosa, comenta ser favorável ao cancelamento da festividade neste ano. A escola não iria participar por questões de saúde de uma das fundadoras do grupo e por não concordar com o modelo atual da comemoração no município. “Precisamos ter mais clareza e igualdade no Carnaval daqui”, enfatiza.
Clubes garantem a diversão das crianças
Movidas pelas brincadeiras e festas, a criançada poderá aproveitar o Carnaval em Jaraguá do Sul com uma programação preparada especialmente para elas. O Clube Atlético Baependi e a Associação Recreativa WEG (Arweg) irão promover, nos dias 13 e 10 de fevereiro, respectivamente, celebrações típicas da data.
Na Arweg, a festividade, marcada para o próximo sábado (10), começará às 16h, no próprio salão da recreativa. As crianças que forem fantasiadas vão concorrer a brindes durante a festa. Brincadeiras e distribuição de pipocas também garantem a diversão. Haverá venda de lanches e petiscos. A música ficará por conta de um DJ.
Os ingressos custam R$ 2 e já estão sendo vendidos na secretaria da Arweg, no restaurante e também na lanchonete. Os pais também podem participar da festa e curtir com os pequenos.
Já no Baependi, a festa ocorre no dia 13, às 14h30. O Carnaval infantil será gratuito para sócios e não sócios.
LEIA MAIS:
– Saiba onde pular carnaval em Santa Catarina
– Mistura Cultural | Veja opções para quem não curte a badalação do carnaval