Última oportunidade para conferir os concertos do Femusc é neste sábado (2)

Após dez dias de evento, alunos, professores e organização se despedem de mais um Femusc | Divulgação Femusc - Chan

Por: Elissandro Sutil

02/02/2019 - 05:02

A 14ª edição do Femusc se encerra neste sábado (2), após completar mais um ciclo de imersão no universo da música erudita. O último dia de festival ainda conta com diferentes atrações para o público.

A programação se inicia às 10h, no Grande Teatro, quando será apresentado o tradicional Zoológico Musical, do professor Norberto Garcia. Depois de conhecer os instrumentos livremente, o público ainda pode conferir o lúdico Concerto para Famílias, às 10h30.

A cidade também segue embalada pelo talentos dos músicos do Femusc. O público que estiver no Jaraguá do Sul Park Shopping terá a oportunidade de almoçar, ou apenas passear, apreciando as composições “El Pifano”, “Suite No. 6” e “Dueto para dois fagotes”, de Eugene Bozza. As canções começam a ser tocadas ao meio-dia.

Quem não conseguiu assistir a apresentação das óperas e do Concerto de Gala nas noites de quinta e sexta-feira, poderá prestigiar as obras na tarde de hoje (2).

O espetáculo começa com a reapresentação de Os Sete Pecados Capitais e Suor Angelica, a partir das 13 horas. Na sequência, o Grande Teatro da Scar será palco para composições dos famosos Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven.

Os últimos concertos do festival neste ano serão embalados pela “Sinfonia n. 4”, de Beethoven; “Prism Rhapsody”, de Abe Keiko; e “Don Juan”, de Richard Strauss.

A orquestra que tocará Prism Rhapsody será regida pelo maestro venezuelano Gregory Carreño, assim como a que dará vida a obra de Strauss. O professor Leon Spierer apresentará a Sinfonia n.4 com um violino.

As atrações de sábado são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na secretaria da Scar com antecedência. Cada pessoa pode pegar duas entradas.

Gregory Carreño

“Me sinto muito feliz, tranquilo, me sinto em casa”, esse é o sentimento do renomado maestro venezuelano Gregory Carreño, ao participar pela primeira vez do evento. Nesta 14ª edição, ele atuou como professor de regência e maestro da Orquestra Sinfônica do Femusc.

Carreño ficou conhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido no El Sistema, um projeto de ensino de música e de teoria filosófica considerado um dos mais abrangentes do mundo.

O modelo é desenvolvido desde 1975 e abrange mais de 900 mil alunos e dez mil professores em uma rede de escolas de música distribuídas pela Venezuela.

Um dos motivos para o encanto do maestro é o movimento de estudantes por todo o Centro Cultural, além da companhia de professores “de primeira categoria”, como ele classifica.

“Há jovens e adultos. O Femusc é extraordinário, incorpora a coletividade, a sociedade em geral, quem está do lado de fora. É um festival-escola de nível muito alto”, declara Carreño.

A satisfação com o evento é tanta, que o venezuelano deve voltar em 2020 para os 15 anos do Femusc.

Carreño comenta sobre um fato curioso: o modo com que foi convidado para participar do festival. Sem ter perfis em redes sociais, Klein enviou uma correspondência pelo correio para o maestro.

“Não sei como ele me encontrou. Na mensagem, perguntou se seria possível eu participar em janeiro do festival e disse que sempre quis trazer alguém do El Sistema para o Femusc”, conta.

A partir daí, o maestro iniciou uma busca por mais informações do festival e do próprio Alex Klein. Carreño concluiu que o Femusc era um evento de muito renome, assim como o diretor artístico. “E aqui estou, desfrutando e ensinando, o que é minha paixão”, observa.

O professor explica que a sua maneira de ensinar é pelo contato direto, fazendo os alunos crerem que são capazes e despertando novas habilidades.

“Eu confronto, falo o que precisa ser dito, e com a outra mão trago o amor. São conselhos de minha experiência como diretor de orquestra. Tenho essa empatia com os jovens, afinal, eu também sou jovem. Meu pensamento é de menino porque sigo aprendendo”, declara Carreño.

Confira a programação

Sábado (2)

  • 10h – Zoológico Musical, no Grande Teatro
  • 10h30 – Concertos para Famílias, no Grande Teatro
  • 12h – Femusc no Shopping, no Jaraguá do Sul Park Shopping
  • 13h – Grandes Concertos, no Grande Teatro
  • 16h- Grandes Concertos, no Grande Teatro
  • 18h – Piano Masters, na Sala Piano Masters
  • 19h – Momento Springmann, no Pequeno Teatro
  • 19h – Recitais de Canto Lírico, na Sala Canto Lírico/Pianos Bar da Scar
  • 19h – Recitais de Câmara, na Sala de Exposições da Scar
  • 20h – Musicalmente Falando, no Grande Teatro da Scar
  • 20h30 – Grandes Concertos, no Grande Teatro da Scar

Os ingressos são gratuitos e limitados a dois por pessoa. Eles são distribuídos com dois dias antecedência do concerto na secretaria do Centro Cultural da Scar.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP