A assistência a pacientes urológicos está ainda mais completa e precisa no Hospital e Maternidade Jaraguá. É que a unidade recebeu, por meio de uma doação, dois equipamentos essenciais e que já estão à disposição dos médicos da especialidade.
Os aparelhos garantem cirurgias com menos riscos e com rápido recuperação. O Cistoscópio e o Ureteroscópio Semi-Rígido foram repassados ao HMJ pelo empresário Wandér Weege.
O primeiro, conforme o urologista Raphael Lahr, possibilita o exame endoscópico das vias urinárias, facilitando a visualização da bexiga. “Com ele, conseguimos ver se há alguma alteração, lesão ou tumor no órgão”, explica.
Já o outro, segundo o médico Lucas Galdino, vem sendo utilizado no tratamento de cálculos no ureter, que provoca a cólica renal.
Bastante comum, ela é a principal causa de atendimento urológico em Pronto Socorro e, com o equipamento, os especialistas conseguem, sem cortes, visualizar o cálculo para, então, removê-lo.
De acordo com os médicos, a chegada dos aparelhos no HMJ é uma novidade que garante atendimento a esses pacientes na própria unidade, sem a necessidade de deslocamentos.
“Antes, não realizávamos esses procedimentos no hospital e precisávamos encaminhá-los a outras instituições. Agora, conseguimos avaliar os pacientes, fazer o diagnóstico e trata-los. Como não há corte, após as cirurgias, no máximo, no dia seguinte, podemos dar alta”, destaca Lahr.
Com informações de assessoria de imprensa.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui