Vítima de afogamento, um homem ainda não identificado morreu na manhã deste sábado (19) após ser socorrido inconsciente em Itapoá, no Litoral Norte de SC. Segundo informações dos bombeiros, a vítima estava mergulhando no mar e teria submergido na água após bater a cabeça em uma região de pedras por volta das 9h20.
Foram realizadas buscas com apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar de Joinville e guarda-vidas civis de Itapoá, que usaram moto aquática. O corpo do homem que desapareceu na área da Primeira Pedra da praia foi encontrado às 10h20.
Foram feitas manobras de ressuscitação cardiorrespiratória e o homem foi levado pelo Águia 01 ao Pronto Atendimento de Itapoá, onde os procedimentos de reanimação continuaram até por volta das 10h50, quando foi declarado o óbito da vítima pelo médico de plantão.
Vítima não portava documentos
Os bombeiros estão fazendo buscas na praia, próximo ao local da ocorrência, para ver se localizam algum familiar. A vítima não portava documentos e nenhum parente ou conhecido procurou as autoridades até o início desta tarde.
O cabo Lucena, coordenador de praia e bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar, contou que o homem estava mergulhando atrás de pedras. “Ao mergulhar, submergiu sem emergir novamente. Ainda segundo relato de populares, a vítima após esse mergulho ficou submersa em decúbito ventral [de barriga para baixo], vindo a desaparecer posteriormente, tendo sofrido possível trauma ao mergulhar no local perigoso”, disse Lucena.
Terceiro caso parecido
Essa é a terceira pessoa que perde a vida pulando ou caindo de pedras e costões na operação veraneio do 7º Batalhão de Bombeiros Militar – quase metade de todos óbitos por afogamento do batalhão. Ou seja, ambientes desse tipo são extremamente perigosos e a população insiste em passar por esses locais.
Os dados de afogamento de Santa Catarina demonstram que os afogamentos em costões são de grande letalidade, sendo aproximadamente quatro vezes mais letais dos que ocorrem em outros locais das praias.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui