Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Levantamento de Oportunidades traz um diagnóstico do setor moveleiro de São Bento do Sul

Foto Reprodução/Feistock

Por: Windson Prado

05/11/2018 - 13:11 - Atualizada em: 06/11/2018 - 08:53

Quem busca ampliar seu negócio ou se instalar em São Bento do Sul agora conta com um importante aliado. O Levantamento de Oportunidades, estudo feito pelo Sebrae/SC por meio de parceria com o governo do Município. A ação faz parte do Programa São Bento Empreendedora, e visa nortear micros, pequenos empresários e grandes investidores, sobre os potenciais de desenvolvimento econômico atuais e para a próxima década.

Entregue no mês de setembro, o documento possui 132 páginas e está organizado em seis capítulos, divididos em recursos físicos existentes em São Bento do Sul, sejam eles naturais (geológicos, espaciais e de energia) e de infraestrutura. Além disso, a análise baseou-se nas principais atividades econômicas (em termos de geração de ICMS) e quais oportunidades estas podem impulsionar (olhando sua cadeia produtiva).

Outro ponto importante foi identificar as oportunidades portadoras de futuro, ou seja, aquelas que podem ser impulsionadas dentro do município a partir de suas vocações e, principalmente, do que está se desenvolvendo dentro das universidades.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“O estudo possui informações relevantes para direcionarmos ações, visando apoiar os novos empreendedores locais no aproveitamento das oportunidades apontadas, alavancando assim, o desenvolvimento econômico do município”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk.

Confira alguns aspectos do documento e uma análise da atividade moveleira, considerada uma das mais importantes em termos de arrecadação para o município.

Economia e geração de empregos

Segundo o movimento econômico do Município, os três segmentos com maior representatividade são: fabricação de móveis, metalmecânico e comércio varejista. Tem ainda expressiva representatividade, o setor de serviços e a fabricação de produtos de minerais não metálicos e fabricação de produtos diversos.

Diagnostico do setor moveleiro

O Levantamento de Oportunidades mostra que a fabricação de móveis tem papel importante na economia de São Bento do Sul e contribui com 17,4% do VAF (Valor Adicionado Fiscal – Dados de 2015). São 267 empresas do segmento, entre as quais 13 são de médio porte. Ao todo, elas geram 4.936 empregos.

Nos últimos anos, a queda nas exportações atingiu diretamente as empresas deste segmento no município. Os números relevam que, até 2010, Santa Catarina representava 50% da exportação de móveis brasileiros. Em 2011, esse percentual caiu para 26,6%. O impacto foi sentido diretamente em São Bento do Sul, maior exportadora do Estado.

Em contrapartida, as importações brasileiras de móveis cresceram consideravelmente, o que, segundo o documento, mostra a necessidade de melhorar a competitividade das empresas de móveis da cidade. Para isso, o adensamento da cadeia produtiva e investimentos em tecnologia e inovação são apontados como estratégicos para o setor.

O segmento moveleiro, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk, sempre foi um dos principais segmentos econômicos de São Bento do Sul, gerando emprego e renda. Após as crises na economia brasileira, concentrou a produção para a exportação, especialmente a partir da década de 90 e com a forte oscilação do câmbio, após a crise internacional de 2008, o setor sofreu nova retração.

“Com a expectativa de maior estabilidade cambial e retomada do crescimento econômico, o setor moveleiro está se reestruturando, ampliando as vendas no mercado interno e externo, utilizando de novos designs, tecnologia e inovação. Desta forma, novas oportunidades de empreendimentos no setor estão surgindo”, finaliza Adelino.

Os interessados em consultar o Levantamento de Oportunidades na íntegra podem acessá-lo clicando aqui.

*Com informações as assessoria de imprensa do Sebrae-SC

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Windson Prado

Repórter e editor das notícias de Joinville.