A partir das 8h desta quarta-feira (28), 33 mil alunos e cerca de 10 mil docentes e técnicos administrativos estão aptos a votar em um dos três candidatos à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pelo menos 84 urnas eletrônicas foram emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a votação que ocorre até as 21h nas cinco unidades do Estado (Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville).
LEIA MAIS: Universidade não tem clima de eleição
A previsão é de que a apuração seja concluída até as 22h30min. Vence aquele que fizer 50% dos votos mais um. Do contrário, o segundo turno ocorrerá em 11 de abril. Passada a fase da votação, a lista tríplice de candidatos será enviado ao Ministério da Educação (MEC) na ordem do mais votado para o menos votado.
Segundo o presidente da comissão eleitoral, Paulo Rizzo, há um acordo para que os candidatos perdedores não assumam o mandato de quatro anos, caso sejam indicados pelo MEC. Porém, a tendência é de que o Ministério opte pelo candidato mais votado. Após a análise, o presidente da República nomeia o novo reitor.
Embora a eleição não seja obrigatória e mesmo que os alunos ouvidos pela reportagem não tenham manifestado tanto interesse nas campanhas dos candidatos, Rizzo acredita que a adesão será significativa.
“Os debates reuniram mais apoiadores do que o público em geral, mas as candidaturas estavam em campanha, com material distribuído pela universidade, todo mundo está sabendo. A gente acredita que vai haver participação expressiva”, opinou.
Além de emprestar as urnas pela sexta eleição consecutiva, a Justiça Eleitoral treinou 560 mesários e disponibilizou 22 servidores para dar suporte.
CONHEÇA OS CANDIDATOS
Ubaldo Cesar Balthazar
Perfil: Assumiu a reitoria temporariamente após a morte de Cancellier. Segundo a comunicação da Universidade, Balthazar é professor titular da UFSC há 40 anos. Doutor em direito pela Universidade Livre de Bruxelas, mestre e graduado pela UFSC. Atua com ensino, pesquisa e extensão em temas do direito. Entre as atividades exercidas na universidade, foi coordenador dos cursos de graduação e pós graduação, chefe de departamento, vice-diretor e diretor do Centro de Ciências Jurídicas e presidente do Conselho Curador Fundação José Arthur Boiteux.
Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Sou professor há quarenta anos, ocupei todos os cargos administrativos no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas, construí minha vida dentro da universidade, por isso me sinto em perfeitas condições de exercer o cargo de reitor pelos próximos quatro anos. Comungo com a ideia de uma universidade autônoma, sonho com uma universidade sem medo, feliz, onde a gente possa trabalhar com prazer. Eu diria que a universidade dos meus sonhos é a universidade que vai sair desse ranking de 4ª melhor universidade do Brasil para o primeiro lugar dentro de quatro anos. É perfeitamente possível desde que todos nós vistamos a camisa da universidade. Uma vez eleito nós seremos reitor de todos.”
Edson Roberto De Pieri
Perfil: Conforme a comunicação da UFSC, De Pieri é graduado em estatística e matemática de sistemas e mestre em telecomunicações e automação pela Unicamp. Doutor pela Université Pierre et Marie Cure, na França. Professor da UFSC desde 2012. É diretor do Centro Tecnológico (CTC), bolsista de produtividade e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e diretor técnico da Fundação de Ensino e Engenharia de SC.
Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Universidade não é sindicato, não é local de pregar o ódio, a diferença entre as categorias que aqui estão. Devemos lembrar que a universidade tem uma missão constitucional, recebe dinheiro suado da população. Nós defendemos a universidade pública, gratuita, de qualidade, que dê as melhores condições de formação, que não tenha nenhum tipo de preconceito. Estou aqui pra apresentar a vocês que a minha visão é de universidade para todos, que cumpra preceito institucional, que receba as pessoas de baixa renda, dê as mesmas condições de trabalho para todos. Me apresento como a mudança não atrelado a essas ideologias e grupos de poder, isso tem que acabar.”
Irineu Manoel de Souza
Perfil: Segundo a comunicação da UFSC, Souza é graduado em licenciatura plena em tecnologia pela UFSC e em administração pela Udesc, mestre em administração e doutor em engenharia e gestão do conhecimento pela UFSC. Lidera o grupo de pesquisa em gestão social e administração pública. Há 44 anos atuando na UFSC, ingressou como administrador, integrou o magistério como professor e se tornou diretor do Centro Socioeconômico (CSE).
Trecho da manifestação final do candidato no debate de 22 de março: “Nos preocupamos com a pesquisa de qualidade e socialmente referenciada, que atenda a sociedade, com a institucionalização do ensino à distância, valorização da graduação e permanência do desafio. Apoiaremos a autonomia universitária para buscar junto ao governo federal orçamento participativo. A transparência será um dos princípios fundamentais da nossa administração, o que possibilitará os fundamentos da autonomia universitária. Defendemos a construção de moradias, institucionalização para indígenas, ações institucionais anti-racistas. O reitor precisa ser uma pessoa tranquila, limpa e que possa defender a universidade em todas as instâncias.”
LEIA MAIS: Candidatos à reitoria da UFSC fazem último debate antes da eleição
Quer receber notícias do OCP News Florianópolis no WhatsApp? Clique aqui