A Companhia Águas de Joinville intensificou o trabalho de conserto de vazamentos não visíveis, um dos principais responsáveis pela perda de água na cidade. Nos primeiros oito meses de 2018, foram percorridos 960 quilômetros de rede e identificados e eliminados 1.036 desses vazamentos. Só em agosto foram 219 consertos, 100 a mais do que no mês anterior.
Estima-se que a quantidade de água perdida em apenas um vazamento não visível seja suficiente para abastecer 30 casas. “Ampliamos nossa equipe e modernizamos nosso equipamento. Sempre que eliminamos um desses vazamentos, mais água sobra no sistema”, destaca o gerente de água da Companhia, Bruno Gentil.
Com o auxílio de um aparelho chamado geofone é possível determinar o local aproximado de um vazamento. O equipamento capta o ruído e as vibrações da rede de abastecimento. Assim que é identificado o local do vazamento, o técnico sinaliza com spray as letras VNV, sigla de “vazamento não visível”, para que a equipe responsável pelos consertos possa encontrar o ponto onde a água está escoando e eliminar o problema.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui
*Com informações da Prefeitura de Joinville