O Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), inicia na próxima sexta-feira (24), às 14 horas, no auditório Thereza Tang, na sede do TJ, um curso de capacitação destinado a diretores e professores das escolas públicas da Grande Florianópolis, denominado “Formar para transformar”.
Na oportunidade, será ministrada pela advogada Letícia Alves a palestra “Enfrentamento da violência contra a mulher: desafios e possibilidades no ambiente escolar”.
O objetivo do encontro é preparar os profissionais de educação para lidar com a temática da violência doméstica junto aos alunos em sala de aula. A iniciativa integra o rol de ações da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de justiça de todo o país.
Ao todo serão cinco encontros, que devem encerrar em março de 2019, quando então será lançado um concurso em que crianças e adolescentes vão produzir desenhos e vídeos sobre o assunto.
A divulgação dos vencedores e a entrega da premiação estão previstas para o mês de agosto do ano que vem.
A coordenadora da Cevid, desembargadora Salete Silva Sommariva, destaca a necessidade de se trabalhar a questão da violência doméstica pelo viés da educação. “Muitas crianças e adolescentes crescem nesse ambiente de violência e, infelizmente, passam a encarar esse tipo de situação como algo normal. E a melhor maneira de mudar essa cultura é por meio da educação. Precisamos proteger as mulheres e educar os homens”, pontua a magistrada.
Sommariva acrescenta que é meta da Cevid trabalhar pela inclusão na grade curricular das escolas estaduais de uma disciplina que estude as causas, consequências e meios de combate à violência doméstica.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui