Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Joinville atinge número recorde de empregos via Cepat

O Cepat fica na rua Abdon Batista, no Centro de Joinville | Foto Divulgação/Arquivo/Secom/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

03/08/2018 - 06:08

O Cepat (Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores de Joinville) fechou o mês de julho com um número recorde de colocação ou recolocação de trabalhadores no mercado. Foram 151 encaminhamentos de pedidos de trabalho bem sucedidos, dos quais 11 para pessoas com deficiência. Na média, as recolocações giram em torno de 50.

Em julho do ano passado esse número foi de apenas 22. “Essas 151 recolocações de agora nos surpreendeu pelo sucesso dos encaminhamentos”, avaliou o diretor executivo do Cepat, Mário José de Souza Leal.

No balanço de 2018 até julho, foram 489 garantias de emprego, sendo 430 para trabalhadores em geral, 32 para pessoas com deficiência e 27 para jovens aprendizes.

Todos os dias o Cepat atende em média 200 trabalhadores que, além de emprego, requerem emissão de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, pedido de seguro desemprego, certidões ou inscrição em cursos de qualificação. É indispensável levar documento de identidade e comprovante de residência. O Cepat atende de segundas a sextas-feiras, das 8 às 14 horas, na rua Abdon Batista, 342, próximo ao Mercado Municipal.

Lista de vagas

Uma orientação importante aos trabalhadores em busca de emprego é que se dirijam ao Cepat em busca de uma vaga pré-existente. A lista é publicada semanalmente às segundas-feiras no site da Prefeitura de Joinville.

Essa unidade pertence à Secretaria de Assistência Social (SAS), responsável por promover a gestão das políticas públicas de emprego e renda no Município, em conformidade com as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego.

Ao fazer o cadastro, o candidato fornece informações sobre sua profissão, histórico como trabalhador, qualificações e recebe uma carta de encaminhamento para empresas interessadas. No fechamento do mês de julho, das 490 cartas de encaminhamento, 151 foram aprovadas com garantia de contratação.

“Esse é nosso trabalho. Fazemos a intermediação de mão de obra dentro dos princípios do programa Sine [Sistema Nacional de Empregos] e da política municipal voltada aos trabalhadores, incluindo as pessoas com deficiência”, destaca o diretor executivo Mário José de Souza Leal.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, de janeiro a junho deste ano foram admitidos em Joinville 46.445 trabalhadores, contra 41.451 que perderam emprego, gerando um saldo positivo de 4.994 empregos.

*Com informações da Secretaria de Comunicação, da Prefeitura de Joinville

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Windson Prado

Repórter e editor das notícias de Joinville.