Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eleições 2018: Pré-candidatos começam a se movimentar

Por: Elissandro Sutil

16/04/2018 - 06:04 - Atualizada em: 17/04/2018 - 07:51

Faltando menos de seis meses para as eleições de outubro, os partidos e os pré-candidatos começam a se movimentar com mais ênfase. Pela região, até agora, pelo menos dez nomes são citados na corrida para Assembleia Legislativa e dois à Câmara Federal, número parecido com 2014, quando foram 11 concorrentes para primeira vaga e dois para a segunda.

Já atuam na pré-campanha para deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que tentará a reeleição, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Dieter Janssen (PP), os ex-prefeitos de Guaramirim Nilson Bylaardt (PMDB) e Evaldo João Junckes (Podemos), o ex-vereador Jair Pedri (PSD), o vereador Marcelindo Gruner (PTB), o ex-vereador de Schroeder Valmor Pianezer (PSD), o ex-secretário de Saúde Jonas Germano Schmidt (DEM), a professora Mari Camara (PT), e o PSB estuda a possibilidade de lançar a delegada de polícia Fedra Konell. Jean Leutprecht (PCdoB) ainda não anunciou se participará da disputa, mas tem sido presença constante nos últimos pleitos.

À Câmara Federal, Carlos Chiodini (PMDB), ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e duas vezes deputado estadual, e o estreante Leandro Schmöckel (Novo), devem ser os nomes da região nas urnas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Atualmente com dois deputados na Assembleia Legislativa, ambos tendo ocupado um cargo no primeiro escalão do governo Raimundo Colombo (PSD), o objetivo das lideranças do Vale do Itapocu é pelo menos manter a representatividade no Estado e alcançar uma cadeira no Congresso, o que não acontece há 20 anos. O último deputado federal eleito por Jaraguá do Sul foi Vicente Caropreso, em 1998.

É difícil saber como se comportará o eleitor no pleito de outubro depois de toda sujeira tirada debaixo do tapete pela Lava Jato. A previsão da maior parte dos cientistas políticos é que a quantidade de brancos e nulos tende a aumentar. A descrença com a política e com os políticos é muito grande. Mas é somente através da política e da democracia que a realidade pode ser transformada. Ter representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados é importante na conquista de recursos, na amplificação das demandas regionais e também garante um acompanhamento maior por parte do eleitor. O protesto mais inteligente é fazer uma boa escolha.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP