Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Rua no Centro histórico de Florianópolis terá trecho requalificado

Foto: Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/10/2026 - 09:10 - Atualizada em: 27/10/2026 - 09:49

A Prefeitura de Florianópolis vai requalificar um trecho de aproximadamente 100 metros da Rua Conselheiro Mafra, entre as ruas Padre Roma e Bento Gonçalves, no Centro, onde está localizada a principal sede da administração municipal. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e será executado pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, com melhorias voltadas à acessibilidade, ao conforto dos pedestres e à organização dos espaços públicos.

A proposta dialoga com os princípios de qualificação urbana adotados no projeto “Floripa Centro: Repensando seus espaços públicos para pessoas”, que tem como referência os estudos do escritório internacional Gehl Architects, associado ao urbanista dinamarquês Jan Gehl. “Buscamos com isso garantir à população um acesso de qualidade a serviços públicos municipais”, destaca o prefeito Topázio Neto.

Os trabalhos iniciam nesta terça-feira (27), pela implantação de nova rede de drenagem, sendo que, ao seu final, a Conselheiro Mafra vai assemelhar-se às ruas que foram revitalizadas no Centro Leste. Durante as obras, o trânsito da via será interrompido para o uso geral, sendo liberado apenas para embarque e desembarque, ou acesso pelos condutores que tem na via o principal acesso para seus empreendimentos/estacionamentos de uso pessoal.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em Florianópolis, importantes vias do Centro Leste da cidade como as ruas João Pinto e Tiradentes já passaram pela experiência e tornaram-se mais humanizadas. Ghel defende a construção de uma cidade mais humana, inclusiva e orientada às pessoas. A Conselheiro Mafra vem, há anos, priorizando os espaços dos veículos de transporte pessoal, já que ali nem passa ônibus. Tanto que suas calçadas têm pavimento de baixa qualidade e sinalização tátil desatualizada que dificultam a acessibilidade, além de não disporem de mobiliário urbano de uso público e paisagismo.

Para uma nova versão da Conselheiro Mafra, as calçadas de piso de basalto serão rebaixadas para nivelamento à pista de rolamento, e alargadas. Sendo que, no lado oposto ao da sede da Prefeitura, elas terão até 3,13 metros devido seu compartilhamento entre pedestres e ciclistas e à infraestrutura a ser implantada para descanso com bancos debaixo de árvores dispostas em canteiros para conforto térmico. Já no lado oposto, o passeio terá até 1,75 metro de largura, e será ornado com vasos de herbáceas.

A pista de rolamento da Rua Conselheiro Mafra, por sua vez, passará pelo estreitamento decorrente do alargamento das calçadas, mas continuará sendo de pavimento asfáltico. Assim como a velocidade local também vai permanecer reduzida (zona 30). A mudança fica por conta das vagas de estacionamento, uma vez que, nessa parte da via, haverá somente vagas para embarque e desembarque, e carga e descarga. As vagas oficiais, existentes hoje bem em frente à administração municipal, serão transferidas para a Rua Bento Gonçalves.

O trecho da Conselheiro Mafra a ser beneficiado vai ganhar seis paraciclos, 86 balizadores de proteção aos pedestres, e três lixeiras. Os serviços em execução pela empreiteira Pavicon Construções Ltda – através do contrato firmado com a Prefeitura para obras de manutenção – têm prazo de dois meses.

COMO É

Foto: Divulgação/PMF

COMO VAI FICAR

Imagem produzida por IA

Continuidade das obras

A Prefeitura trabalha com a expectativa de, mais à frente, levar as melhorias para outros trechos da via, seguindo o mesmo padrão.

Na administração municipal, o projeto “Floripa Centro: Repensando seus espaços públicos para pessoas” integra o programa “Centro para todos: requalificação do centro histórico de Florianópolis” e está sob a gestão de um trio de secretarias, a Executiva dos Projetos Estratégicos da Cidade, a de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano e a de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

O projeto esteve sob consulta pública até sexta-feira passada, dia 23 de outubro. Na ocasião, foi explicado que “mais do que um conjunto de diretrizes, trata-se de uma abordagem que reconhece o espaço público como elemento estruturador da vida urbana – um lugar de encontro, permanência, diversidade e convivência”.

O projeto foi organizado a partir de cinco eixos fundamentais: mobilidade sustentável, com prioridade aos modos ativos e ao transporte coletivo; espaços públicos e resiliência climática, integrando conforto ambiental e adaptação às mudanças climáticas; projetar para crianças, entendendo a infância como parâmetro de qualidade urbana; bairros completos, que aproximam moradia, trabalho e serviços, e turismo sazonal, propondo estratégias que equilibrem vitalidade econômica e qualidade de vida ao longo de todo o ano.

A “construção” desse projeto deu-se através de um processo colaborativo para incorporar leituras locais, qualificar as propostas e fortalecer o compromisso coletivo com a transformação do centro da cidade. Foram realizadas oficinas que contaram com a participação ativa de técnicos da Prefeitura e de representantes de diferentes setores organizados da sociedade.

A consulta pública reforçou que “Florianópolis se posiciona, assim, como uma referência no cenário brasileiro ao adotar uma abordagem mais humanista no planejamento urbano, alinhada às melhores práticas internacionais. Ao priorizar as pessoas – seus deslocamentos, seus tempos, suas necessidades e seus encontros – o município reafirma seu compromisso com uma cidade mais justa, vibrante e preparada para os desafios urbanos contemporâneos”.

O urbanista Jan Ghel destaca que “este pode ser um dos primeiros grandes trabalhos urbanos baseados nas minhas pesquisas e nas minhas ideias a serem introduzidos e implantados no Brasil. Tenho muito orgulho disso e acredito que, ao fazer isso, Florianópolis está realmente sendo pioneira em uma abordagem mais humanista para o planejamento urbano e o desenho das cidades”.

Ghel ainda deixa claro que o projeto, além de estar dividido em vários setores, inclui ações de curto, médio e longo prazos. “Espero que vocês tenham sucesso com esse processo e implementem cada vez mais dessas ideias nos próximos anos”, desejou.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 35 anos de atuação.