Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Rio Itapocu baixa após atingir 3,22 metros acima do normal em Guaramirim

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

07/10/2026 - 11:10 - Atualizada em: 07/10/2026 - 11:12

O nível do Rio Itapocu está baixando em Guaramirim nesta quarta-feira (7), após atingir 3,22 metros acima do nível normal durante a madrugada. Segundo a Defesa Civil do município, por volta das 9h, o rio estava aproximadamente 2,40 metros acima da normalidade e a tendência é de continuidade na queda.

A redução ocorre em um cenário de condições mais favoráveis para as próximas horas, conforme o acompanhamento realizado pela Defesa Civil de Guaramirim em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Apesar da melhora, equipes permanecem em estado de atenção e monitoram os níveis dos rios e as condições meteorológicas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ocorrências registradas

Nas últimas 24 horas, foram registrados deslizamentos de solo, quedas de árvores e postes e pontos de alagamento no município.

Na Rua Flor de Maracujá, houve um deslizamento de solo. O material foi removido durante a manhã e a via está liberada. Situação semelhante ocorreu na Rua Bela Vista, onde a limpeza também já foi concluída.

O viaduto permanece interditado devido ao alagamento. A expectativa é de que o local seja liberado nas próximas horas, conforme a água acumulada escoe.

Na Rua Lauro Zimmermann, uma árvore caiu sobre a rede de telefonia. A ocorrência foi solucionada ainda durante a noite.

No Morro do Satuca, a queda de um poste provocou interrupção no fornecimento de energia elétrica. O serviço já foi restabelecido e a via está liberada.

No bairro Avaí, a água acumulada provocou danos em uma calçada. O local será avaliado para a realização dos reparos e para verificar a necessidade de melhorias no sistema de escoamento da região.

Atendimento de saúde é normalizado

O atendimento na ESF Avaí também foi normalizado nesta quarta-feira. A unidade havia suspendido as atividades na terça-feira (6) devido aos alagamentos registrados no entorno.

Até o momento, a Defesa Civil informa que não há registro de residências atingidas, novas ocorrências relevantes ou situações de grande proporção em Guaramirim.

Foto: Divulgação

Defesa Civil orienta moradores

A Defesa Civil reforça a orientação para que moradores de áreas com risco de deslizamentos ou desmoronamentos permaneçam atentos a sinais como rachaduras em terrenos, muros ou imóveis, árvores inclinadas, estalos e movimentações anormais do solo.

Em caso de risco, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil.

As equipes municipais e os demais órgãos envolvidos continuam monitorando a situação. Novas informações serão divulgadas caso haja mudanças significativas no cenário.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.