Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Catarinense vence a 13ª temporada do MasterChef Brasil e ganha R$ 300 mil

Foto: Reprodução Band

Por: Elisângela Pezzutti

30/09/2026 - 10:09 - Atualizada em: 30/09/2026 - 10:19

A catarinense Jéssica Cechella conquistou o título da 13ª temporada do MasterChef Brasil. A final do reality culinário foi exibida pela Band na noite desta terça-feira (29), em uma disputa contra a médica Carla Araújo.

Bombeira militar de Criciúma, em Santa Catarina, Jéssica chegou à decisão depois de garantir a primeira vaga na final durante a semifinal. Na última etapa da competição, ela apresentou aos jurados um menu autoral inspirado nos sabores do litoral catarinense.

A decisão foi avaliada por Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. As duas finalistas precisaram preparar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, utilizando a culinária brasileira como referência.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Menu inspirado em Santa Catarina

Para a final, Jéssica apostou em ingredientes associados ao litoral de Santa Catarina e nos frutos do mar.

A entrada foi um mil-folhas de carne de siri. Como prato principal, a catarinense preparou sorrentinos de camarão. Para encerrar o menu, apresentou uma sobremesa à base de sorvete de cupuaçu e flor de jambu.

Carla Araújo, por sua vez, levou para a decisão referências da culinária nordestina e elementos relacionados à própria trajetória.

A final também contou com a presença de familiares, amigos e ex-participantes da temporada.

Trajetória até a final

Jéssica esteve entre os 24 participantes selecionados para a 13ª temporada do MasterChef Brasil. Ao longo da competição, a bombeira conquistou desempenhos de destaque em diferentes provas.

O primeiro pin da participante veio no oitavo episódio, quando preparou pato acompanhado de risoto de vinho tinto, alho negro e chocolate 70%.

Posteriormente, ela também venceu uma prova de harmonização de vinhos, na qual apresentou um medalhão ao molho tinto acompanhado de farofa crocante de parma e aspargos.

Na disputa pelo Top 5, Jéssica se destacou com um carré de cordeiro acompanhado de miniberinjelas e cebolas tostadas, farofa de castanhas e molho de vinho tinto.

Já na semifinal, a catarinense foi a primeira participante a garantir uma vaga na grande decisão. Ela teve o melhor desempenho na primeira prova da noite, que exigia a preparação de uma entrada e um prato principal utilizando peixe-sapo e duas técnicas de cocção.

Prêmios

Além do troféu de campeã, Jéssica recebeu R$ 300 mil, uma experiência gastronômica em Lisboa, em Portugal, e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu.

Carla Araújo, que terminou a competição como vice-campeã, também recebeu uma oportunidade de estudos na instituição francesa, com uma bolsa para um curso de pâtisserie.

Com a vitória, Jéssica encerra a 13ª temporada do MasterChef Brasil como campeã e leva para Santa Catarina o título da edição de 2026.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.