Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lunelli cobra Governo do Estado sobre Programa Parque Linear Barriga-Verde

Foto: Divulgação

Por: Renan Cesar Ribas

15/09/2026 - 19:09 - Atualizada em: 15/09/2026 - 19:34

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta terça-feira (15) um pedido de informação apresentado pelo deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) sobre a implantação do Programa Parque Linear Barriga-Verde, criado para auxiliar municípios na prevenção de enchentes e alagamentos.

Instituído pela Lei nº 19.457, de autoria de Lunelli e inspirado no modelo adotado em Jaraguá do Sul, o programa integra prevenção de desastres, preservação ambiental, desenvolvimento urbano e valorização de espaços públicos.

O pedido será encaminhado à Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Entre os questionamentos estão quais medidas estão sendo adotadas para integrar municípios ao programa, se existem convênios ou parcerias em andamento e quais cidades são contempladas.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Bate-boca e empate no STF: saiba como votaram os ministros

Lunelli também questiona a existência de entraves orçamentários ou técnicos e se é necessária regulamentação complementar da lei. “Não basta aprovar uma boa lei e deixá-la no papel”, afirmou o deputado, defendendo mais investimentos em prevenção diante da recorrência de enchentes em Santa Catarina.

O programa permite a atuação conjunta entre Estado e municípios para utilizar de forma planejada áreas suscetíveis a alagamentos, conciliando espaços públicos, recuperação ambiental e estruturas voltadas à redução dos impactos das cheias.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Renan Cesar Ribas

Jornalista formado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com mais de 14 anos de experiência.