A Secretaria de Assistência Social de Massaranduba está promovendo, ao longo deste mês, uma série de ações da campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. As atividades são desenvolvidas por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A programação inclui a instalação de camisetas com mensagens de conscientização em diferentes pontos da cidade, além da divulgação de cartazes e outdoors com informações sobre os canais de denúncia e de apoio às vítimas.
Também estão previstas rodas de conversa nas escolas do município, abordando temas como respeito, igualdade e prevenção à violência de gênero.
Um dos destaques da campanha será um encontro voltado às mulheres, marcado para o dia 19 de agosto. A programação contará com momentos de orientação, acolhimento e troca de experiências.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a campanha busca incentivar o debate sobre a violência contra a mulher, ampliar o acesso à informação e reforçar a importância da denúncia e da rede de apoio às vítimas.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização criada para fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa também marca o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Casos de violência podem ser denunciados pelo telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou pelo 190, da Polícia Militar, em situações de emergência.