Dez gols, três cartões vermelhos, chuva de amarelos, polêmicas de arbitragem e emoção até o fim. Jaraguá Futsal e Atlântico fizeram um confronto digno de um dos maiores clássicos interestaduais do país nesta quarta-feira (29). No fim, melhor para o Aurinegro que fez valer o fator casa e venceu o rival por 6 a 4, na Arena, pela penúltima rodada da primeira fase da LNF.
O Aurinegro foi melhor na primeira metade da etapa inicial e abriu 2 a 0, com Tatinho, aos 7 minutos, e Marcênio, aos 9. Os visitantes cresceram na reta final e diminuíram com PL em tiro livre direto, aos 16. Logo depois, Pedrinho desperdiçou pênalti para a equipe jaraguaense e o castigo veio no último minuto, com João Vitor deixando tudo igual.
Já o segundo tempo foi frenético e com muitas alternâncias de momentos. A Locomotiva Amarela ficou em vantagem duas vezes com Marcênio, aos 4, e William, aos 8, mas o time gaúcho buscou a igualdade com PH, aos 8, e João Vitor, de novo, aos 11, pouco depois de Bruninho ser expulso.
Aos 16, foi a vez do Atlântico perder Huguinho por expulsão. O Jaraguá aproveitou o homem a mais e marcou o quinto com Pedrinho no mesmo minuto. O roteiro se repetiu aos 18, quando PL recebeu o vermelho já com o Galo utilizando o goleiro-linha e Ruan anotou seu segundo na partida para decretar a vitória no minuto final.
Situação na tabela
O resultado coloca o Aurinegro na sexta posição da tabela, com 23 pontos, à frente do Carlos Barbosa pelo número de vitórias (7 a 6), e um atrás do quinto colocado Pato. Sem chances matemáticas de alcançar o G-4 — grupo que garante vaga direta nas quartas de final —, o time tem o objetivo de fechar a etapa classificatória na melhor colocação possível. Já o Atlântico estaciona nos 29 pontos e caiu para o terceiro lugar, três atrás do novo líder Joinville
Próximo compromisso
Os comandados de Xande voltam a atuar pela LNF no dia 8 de agosto, em duelo contra o Santo André, fora de casa, pela última rodada da primeira fase. Antes, vai até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Vélez Camaquã na segunda-feira, dia 3, às 20h, pelas quartas de final da Copa LNF.
Primeiro tempo
Depois de um início truncado e marcado pelo equilíbrio, o Jaraguá passou a controlar as ações e abriu o placar aos 7 minutos. Na primeira jogada bem trabalhada, Eka recebeu pela esquerda e encontrou Tatinho livre no segundo pau. O camisa 2 finalizou de primeira, no alto, sem chances para Ryan.
Não demorou muito para sair o segundo. Dois minutos depois, Marcênio quase perdeu a posse ao escorregar no meio da quadra, se recuperou, venceu a dividida, saiu em velocidade e tocou para Ruan, que chutou de bico. João Vitor ainda tentou cortar, mas não evitou que a bola entrasse: 2 a 0.
O Atlântico reagiu na reta final da primeira etapa e passou a levar perigo. Depois de exigir duas grandes defesas de Nicolas, o time gaúcho diminuiu aos 16 minutos. Após a sexta falta cometida pelo Jaraguá, PL cobrou tiro livre direto com precisão para descontar.
Na sequência, o time jaraguaense teve a chance de ampliar em pênalti cometido por Roni, que interceptou finalização de Nicolas com o braço dentro da área. No entanto, Pedrinho carimbou a trave na cobrança. E o castigo veio. Restando 40 segundos para o intervalo, João Vitor fez jogada individual e soltou uma bomba no canto esquerdo para deixar tudo igual.
Segundo tempo
A etapa final transformou a partida em um verdadeiro espetáculo, com as equipes alternando bons momentos e emoção até o fim. Aos 4 minutos, em jogada de pé em pé da defesa ao ataque e passando por todos os jogadores, Marcênio recebeu de Eka e bateu entre as pernas do goleiro para recolocar a Locomotiva Amarela em vantagem.
Aos 8, o Galo de Erechim também envolveu a marcação até a bola chegar a PH, que concluiu na área para empatar de novo. A resposta jaraguaense foi rápida. No mesmo minuto, Pedrinho começou a jogada pela direita, tocou no meio para Ruan, que abriu na esquerda para William. O camisa 11 finalizou, a bola desviou no meio do caminho e matou qualquer chance de defesa de Ryan.
A partida ganhou contornos dramáticos aos 11 minutos. Bruninho recebeu o segundo cartão amarelo em lance bastante contestado e acabou expulso. Com superioridade numérica, o time gaúcho aproveitou o momento e voltou a empatar pouco depois, quando João Vitor apareceu para completar o rebote de Nicolas. Aos 16, foi a vez de Huguinho ir para o chuveiro mais cedo e deixar os visitantes com um a menos. O Aurinegro aproveitou e ficou em vantagem novamente com Pedrinho recebendo assistência de Eka na área.
Atrás do placar, o Atlântico colocou o goleiro-linha em quadra. Aos 18, porém, PL interceptou com o braço um chute de Eka, recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e ainda cometeu a sexta falta da equipe gaúcha. Tatinho desperdiçou o tiro livre ao mandar para fora, mas o Jaraguá sacramentou a vitória no último minuto. Ruan recebeu livre, driblou Ryan e empurrou para o gol vazio, fechando o placar em 6 a 4.
- Jaraguá Futsal goleia Floripa e ganha mais uma posição no Catarinense
- Definida a data de confronto do Jaraguá Futsal nas quartas de final da Copa LNF
- Jaraguá Futsal conhece local, datas e adversários da Copa Sul de 2026
Artilharia na LNF
6 gols – Nenen Ribeiro
5 gols – Pedrinho
5 gols – Marcênio
4 gols – Eka
4 gols – Ruan
3 gols – Gui Uesler
3 gols – Bruninho
3 gols – Tatinho
2 gols – Bruno Rafael
2 gols – Leco
2 gols – William
1 gol – João Roberto
1 gol – Matheus
1 gol – Russo
Tabela de jogos
1ª rodada: 27/03 – Jaraguá Futsal 2×2 Campo Mourão (saiba mais)
19h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Pedrinho e Bruno Rafael
2ª rodada: 03/04 – Tubarão 2×3 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h30, na Arena Estener Soratto, em Tubarão (SC)
Gols: Marcênio (2x) e Gui Uesler
3ª rodada: 20/04 – Jaraguá Futsal 9×2 Umuarama (saiba mais)
20h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Bruninho (2x), Nenen Ribeiro, Gui Uesler, Eka, Pedrinho, João Roberto e Matheus
4ª rodada: 30/04 – Minas 0×1 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h30, na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG)
Gol: Nenen Ribeiro
5ª rodada: 06/05 – Jaraguá Futsal 3×2 Corinthians (saiba mais)
19h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Tatinho, Gui Uesler e Pedrinho
6ª rodada: 16/05 – Marreco 6×2 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h30, no Ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão (PR)
Gols: Russo e Pedrinho
7ª rodada: 23/05 – Jaraguá Futsal 2×2 Pato (saiba mais)
18h, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Leco e Nenen Ribeiro
8ª rodada: 06/06 – Joinville 4×1 Jaraguá Futsal (saiba mais)
16h30, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC)
Gol: Bruninho
9ª rodada: 20/06 – Jaraguá Futsal 0×2 Magnus (saiba mais)
19h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
10ª rodada: 26/06 – Carlos Barbosa 4×3 Jaraguá Futsal (saiba mais)
19h, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS)
Gols: Nenen Ribeiro, Scheffer (contra) e Eka
11ª rodada: 05/07 – Jaraguá Futsal 4×2 Cascavel (saiba mais)
11h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Nenen Ribeiro, Eka, Ruan e Marcênio
12ª rodada: 11/07 – Jaraguá Futsal 5×0 São José (saiba mais)
19h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Marcênio, Nenen Ribeiro, Eka, Ruan e Tatinho
13ª rodada: 18/07 – Praia Clube 3×2 Jaraguá Futsal (saiba mais)
18h30, na Arena G3 – Praia Clube, em Uberlândia (MG)
Gols: Ruan e William
14ª rodada: 29/07 – Jaraguá Futsal 6×4 Atlântico
19h15, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Ruan (2x), Tatinho, Marcênio, William e Pedrinho
15ª rodada: 08/08 – Santo André Intelli × Jaraguá Futsal
19h, no Ginásio Noêmia Assunção, em Santo André (SP)