O prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, do PL, conhecido como Marquinho, foi afastado do cargo na manhã desta terça-feira (7). A medida foi determinada pela Justiça como cautelar durante a operação “Pão e Circo”.
A ação é do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público de Santa Catarina e da Polícia Civil, com apoio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC. A investigação apura um cartel de empresários do setor de eventos suspeito de fraudar licitações para eliminar concorrência, manipular preços e dominar o mercado de shows com artistas nacionais.
Segundo a apuração, empresários e agentes públicos também teriam recorrido ao pagamento e recebimento de propina e à lavagem de dinheiro para ocultar valores obtidos com as irregularidades.
Ao todo foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em 19 municípios, sendo 18 em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul, além de um mandado de prisão preventiva contra um empresário. Em Governador Celso Ramos, os agentes estiveram na sede da prefeitura e apreenderam malotes do setor de licitações e contratos.
A Justiça também determinou a indisponibilidade de cerca de R$ 9 milhões em bens e valores para eventual reparação ao erário, além de outras medidas como proibição de contratar com o poder público e de contato entre investigados e testemunhas. A investigação tramita em sigilo.