A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na terça-feira (30), às 14h, a aula experimental e apresentação da prática de Qi Gong, que passa a integrar o programa Floripa 60+ Ativa, voltado à promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
A atividade, desenvolvida em parceria com a Tempo Med, será ministrada pelo professor Marcos Reis, especializado na prática de Qi Gong e com experiência em diferentes formações e vivências no Brasil e no exterior. O encontro ocorrerá no salão principal do Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI), com vagas limitadas e inscrição realizada no local.
“A medicina chinesa traz um conhecimento importante: a saúde não é algo que buscamos apenas quando falta, mas algo que cultivamos diariamente. O Qi Gong nasce dessa perspectiva. Trazer essa prática para um projeto público voltado ao público 60+ amplia oportunidades para que mais pessoas descubram como o movimento consciente e a presença podem contribuir para a autonomia, a vitalidade e a qualidade de vida ao longo dos anos. Espero que essa iniciativa vá além de uma atividade pontual e ajude a fortalecer uma cultura de cuidado e de envelhecimento ativo na cidade”, aponta o professor Marcos Reis.
Após a aula experimental, será aberto o período de inscrições para a modalidade, que terá duração de quatro meses, de agosto a novembro, com dois encontros semanais e 1h30 de duração cada. As atividades serão realizadas na sala “Tulipas”, no CEMUPI – antigo Clube Doze.
A Coordenadora do Programa Floripa 60+ativa, Janair Mazzari, destaca a importância da ação no fortalecimento das políticas de envelhecimento ativo. “Nosso objetivo é ampliar o acesso a atividades que promovam autonomia, saúde e qualidade de vida. Essa modalidade chega para somar às práticas já existentes, contribuindo para o equilíbrio físico, emocional e social, além de incentivar o movimento, o cuidado com o corpo e o convívio entre os participantes”.
Para a gerente da Tempo Med, Jaqueline Gluck, cuidar da saúde vai além do acesso a consultas, exames e tratamentos. “Acreditamos que promover saúde é incentivar hábitos que contribuam para a qualidade de vida, o bem-estar e a autonomia em todas as fases da vida. Por isso, patrocinamos as aulas de Qi Gong, uma prática que favorece o equilíbrio físico, mental e emocional, além de fortalecer os vínculos sociais. Nosso compromisso é ampliar o acesso a atividades que promovam bem-estar e envelhecimento ativo, dentro de uma visão de saúde preventiva e integral”, afirma.