O Samu registrou 7.325 atendimentos relacionados a quedas em Santa Catarina entre janeiro e maio de 2026. Os dados acendem um alerta para a prevenção, principalmente entre idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A Grande Florianópolis teve o maior número de ocorrências, com 1.658 registros, seguida pelo Sul, com 1.410, e pela Foz do Rio Itajaí, com 1.350. Também foram contabilizados 756 atendimentos no Vale do Itajaí, 695 no Extremo Oeste, 633 no Meio-Oeste, 628 no Norte/Nordeste e 195 na Serra Catarinense.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a maioria das quedas ocorre dentro de casa e pode causar lesões graves, como fraturas, traumatismos cranianos e sangramentos severos. Em 2025, o SAMU registrou 17.703 atendimentos por quedas em todo o estado.
Para prevenir acidentes, a orientação é retirar tapetes soltos, instalar corrimãos e barras de apoio, manter os ambientes bem iluminados e realizar acompanhamento médico.