Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo de ciclismo de Jaraguá do Sul completa travessia histórica de 649km entre MG e RJ

Grupo na chegada do percurso em Paraty (RJ) | Foto: Divulgação/Pedal da Mari

Por: Lucas Pavin

23/06/2026 - 12:06

Um grupo de ciclistas de Jaraguá do Sul encarou um dos seus maiores desafios ao percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, rota histórica que liga Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ), passando pelo interior de São Paulo.

O percurso foi realizado entre os dias 10 e 18 de junho pelo grupo Pedal da Mari, formado por 11 integrantes, sendo nove mulheres e dois homens.

Considerado o primeiro caminho oficialmente aberto para o escoamento do ouro durante o período colonial, o percurso atravessa algumas das mais importantes cidades históricas do país.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Ao longo de oito dias de pedal e 12 dias de viagem, os ciclistas percorreram 649km, acumulando cerca de 12 mil metros de altimetria e mais de 34 horas sobre a bicicleta. O trajeto passou por 41 localidades distribuídas entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/Pedal da Mari

Entre os municípios visitados estão importantes marcos da história brasileira, como Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei, Passa Quatro, Guaratinguetá e Paraty.

“O roteiro foi idealizado há um ano. Os ciclistas se superaram nessa travessia. Terrenos muito acidentados, caminhos de pedra e trilhas desafiadoras, além de subidas e descidas insanas, fizeram parte desse circuito. Também enfrentamos temperaturas baixas e dois dias de chuva durante o percurso”, destacou Marines Ronchi, idealizadora do projeto.

A conclusão da travessia foi celebrada pelo grupo como uma das maiores conquistas já alcançadas pelo Pedal da Mari.

Foto: Divulgação/Pedal da Mari

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.