Começaram nesta segunda-feira (22) as obras de desassoreamento de um trecho de 2.360 metros do Rio Novo, em Corupá. A intervenção ocorre entre o “Poço do Schaldach”, nos fundos da Rua Joinville, e a Ponte de Ferro, com investimento de R$ 2.394.289,35, provenientes de recursos do Governo do Estado de Santa Catarina e contrapartida do Município.
A obra consiste na retirada dos sedimentos acumulados no leito do rio, aumentando sua capacidade de escoamento e contribuindo para reduzir os riscos de alagamentos e transbordamentos durante períodos de chuvas intensas.
A autorização para o início da obra foi assinada pela Prefeitura de Corupá na última semana. A intervenção é considerada estratégica diante dos prognósticos climáticos que apontam a possibilidade de eventos extremos no Sul do Brasil.
Corupá já enfrentou graves enchentes nos últimos anos e busca, com a execução da obra, reforçar as ações de prevenção e proteção da população. Neste trecho do Rio Novo, o último serviço de desassoreamento foi realizado há cerca de dez anos, dois anos após uma enchente que provocou o transbordamento do rio e atingiu residências e estabelecimentos comerciais da região, causando prejuízos significativos.
Os trabalhos serão executados pela empresa Jucimar de Souza Terraplenagem, vencedora do processo licitatório.