Quando, no passado, alguém nos forçava a alguma coisa se costumava dizer que tentavam nos “enfiar goela abaixo”. Valia dizer, engolir algo sem vontade, um abuso muito comum e de modo especial dentro das famílias. Será que mudou? Muito pouco. Graças ao Senhor, ninguém em casa me forçou a nada, eu me descobri ouvindo rádio e nunca mais deixei a trilha: rádio, jornal e tevê. Escolha absolutamente pessoal. Mas as famílias, por maioria, fazem pressão. Conheço famílias em que o pai é advogado e o filho também. Ou a mãe é médica e a filha tenta o mesmo caminho. Será por vocação? Claro que não, ou é por pressão dos pais ou por imitação pusilânime de parte dos filhos. A escolha da profissão tem que ser pessoal e ninguém esquecer que vai ser a maior das decisões na vida. Bah, como gosto de perder tempo… Estamos num momento em que poucos sabem o que querem da vida, sabem das vantagens e das molezas, mas pouco ou nada dos propósitos, do sangue da verdade correndo nas veias. Uma pessoa que tenha decidido por um determinado tipo de trabalho na vida, arregaçado as mangas, levantado da cadeira das acomodações e partido para a realização vai chegar ao pódio de sua realização, mas… A maioria frouxa que anda por aí, eles e elas, na faixa dos 17, 18 anos ainda continua olhando para os lados, não sabendo o que fazer. E a primeira desculpa é que ainda é muito cedo, falta um diploma, isso e mais aquilo. Perdidos, isso sim. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer… Muitos se queixam de dificuldades para encontrar emprego, uma vaga numa empresa, mas… No fundo no fundo, querem é um salário. Tudo bem, salário faz parte do jogo, mas não pode ser o jogo por completo. Herdar um escritório do pai ou da mãe, ser advogado por facilidades familiares vai resultar no que anda por aí em maioria, enganadores e desqualificados nos conteúdos da cabeça. No que então seguir os pais? No caráter se for o caso, for disso eventuais bons exemplos ajudam, mas… Nunca esquecer que a vida é nossa, tem que ser nossa nas mais significativas decisões. Seguir “influenciadores” do nada é caso de internação psiquiátrica. Caso da maioria dos jovens.
HORROR
Certos crimes não precisam de julgamento, o homicida tem que ser condenado de imediato e de modo “especial”. Crimes que nada os justificam. Ouça esta manchete, nacional: – “Pai se irrita com choro de bebê de 9 meses e o mata com um soco na cabeça”. Foi em Goiânia. Qual a explicação? Como algum “beato” pode defender um bandido dessa estirpe? Esse tipo de pai anda por aí, disfarçado de bonzinho e dedicado, mas… Nem aí para os filhos, haja vista que 52% das mães brasileiras são mães solo… Cadeia “daquelas” aos machinhos caídos e covardes.
ANESTÉSICO
Terminando a Copa do Mundo, preparemo-nos. O Brasil vai “explodir”. Vamos ouvir de tudo, acusações, provas, negações, ameaças, lorotas de “invasão” externa, rancores e personalidades reveladas mais do que nunca, porém… Até o último momento quem tem o poder é o povo, mas sem informações verdadeiras e caráter o povo será afundado junto. Aviso…
FALTA DIZER
Tenho ouvido diariamente sobre falecimentos de crianças, pequeninas, indefesas, que não foram vacinadas por negligência, ignorância dos pais. Esses pais têm que ser presos, as vacinas são gratuitas e estão logo ali, na esquina, salvando incontáveis vidas. Cadeia aos pais por “homicídio”. Pobres crianças, órfãs de pais vivos.