Blumenau ampliou para 47 o número de profissionais que integram as equipes multiprofissionais da Rede Pública Municipal de Ensino. Eles atuam em parceria com as escolas, ajudando na identificação e no acompanhamento de estudantes que apresentam alguma dificuldade na aprendizagem. O trabalho inclui orientações às equipes escolares, apoio às famílias e articulação com serviços da rede de proteção, como saúde e assistência social.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) contratou mais 13 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que começam a atender nos próximos dias. Com a ampliação, mais escolas passam a contar com acompanhamento especializado em questões relacionadas à inclusão escolar, saúde mental, vulnerabilidade social e garantia de direitos. A ampliação traz mais suporte aos gestores, professores e demais profissionais da educação, favorecendo a construção de ambientes escolares mais acolhedores e inclusivos.
Para o prefeito Egidio Ferrari, fortalecer as equipes que atuam diretamente com as escolas contribui para uma educação de qualidade. “Estamos ampliando a capacidade de atendimento da Rede Pública Municipal de Ensino para oferecer ainda mais suporte aos estudantes. É um investimento que reflete no bem-estar, na inclusão e nas oportunidades de aprendizagem das nossas crianças e jovens”, afirma.
“O aumento da equipe multiprofissional representa mais um investimento na construção de uma Educação cada vez mais Inclusiva e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes. Esse trabalho contribui para que as escolas tenham mais apoio na condução das demandas do dia a dia”, destaca a secretária de Educação, Simone Probst.