Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

MDB confirma pré-candidatura de Antídio Lunelli ao Senado por SC

Foto: Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/06/2026 - 16:06 - Atualizada em: 09/06/2026 - 16:17

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal por Santa Catarina. A decisão foi formalizada na noite desta segunda-feira (8), após reunião que definiu sua integração à chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), pré-candidato ao governo do Estado. O lançamento oficial acontece neste sábado (13), 11h, em evento no Clube Acaraí, em Jaraguá do Sul.

O projeto político encabeçado pelo PSD conta com o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, como pré-candidato a vice-governador e tem ainda o atual senador Esperidião Amin (PP) como o outro nome na disputa pelas vagas ao Senado. Integram a chapa o União Brasil, além de prefeitos, vereadores e lideranças de diversas siglas.

O encontro que selou a aliança registrou as presenças de Rodrigues, Chiodini, do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia (PSD), do coordenador da Federação União Progressistas, Fábio Schiochet, e do presidente do PSD-SC, Eron Giordani.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em entrevista recente, Lunelli afirmou que a decisão atende a um pedido direto do MDB para que a sigla ofereça a opção do número 15 na votação majoritária, abdicando de uma reeleição ao legislativo estadual avaliada por ele como “relativamente tranquila”.

Segundo o parlamentar, a candidatura será pautada na defesa do setor produtivo e de quem gera emprego e renda.

“Nós que sabemos o que é ser um agricultor, o que é ser um operário, um empresário e um gestor público. Então, nós temos essa visão ampla para trabalharmos firmes e fortes e mudarmos essa situação vergonhosa que se encontra o nosso país hoje”, declarou.

Ao tratar de seu alinhamento político, o deputado reforçou sua posição no espectro ideológico do bolsonarismo, mas defendeu a exigência de representatividade local para as candidaturas ao Senado por Santa Catarina.

“Eu sou bolsonarista, mas não concordo que tenha candidato ao senado alguém que não é daqui”, disse, referindo-se ao pré-candidato Carlos Bolsonaro (PL).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.