Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vaga de Cleiton Profeta já tem possível substituto; veja quem é

Sessão Julgamento Processo Cassação 01 2026 Cleiton Profeta

Por: Isabella Dotta

08/06/2026 - 14:06

A cassação do mandato do vereador Cleiton Profeta (PL), aprovada por 13 votos na Câmara de Joinville nesta segunda-feira 8, abriu caminho para a possível convocação de um suplente para ocupar a cadeira deixada pelo parlamentar.

O primeiro nome na fila do Partido Liberal é o médico geriatra Cassiano Ucker, que foi vereador na legislatura passada. Caso a decisão da Câmara seja mantida, ele poderá ser chamado para assumir o cargo nos próximos dias.

A perda do mandato ocorreu após o plenário acompanhar o parecer da Comissão Processante que investigou uma denúncia por quebra de decoro parlamentar. O caso teve origem em um desentendimento entre Profeta e o vereador Henrique Deckmann (MDB) durante uma reunião realizada em fevereiro, onde Profeta chamou o colega de Câmara de “velho gagá”.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Por 13 votos, Câmara de Joinville cassa mandato de vereador após processo por quebra de decoro

Após a votação, Cleiton Profeta afirmou que pretende recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão. Enquanto isso, a Câmara deve seguir os trâmites legais relacionados à substituição do parlamentar.

Se não houver decisão judicial suspendendo a cassação, a vaga passará a ser ocupada pelo primeiro suplente do partido, garantindo a manutenção da representação do PL no Legislativo joinvilense.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp