Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde de Joinville reforça importância da vacinação contra a gripe na última semana da campanha exclusiva para grupos prioritários

Foto: Divulgação/PMC

Por: Pedro Leal

26/05/2026 - 16:05 - Atualizada em: 26/05/2026 - 16:40

A campanha de vacinação contra a gripe exclusiva para os grupos prioritários encerra no dia 30 de maio, próximo sábado. Durante a semana, quem faz parte do grupo pode procurar uma Unidade Básica de Saúde da Família ou a Sala de Vacinas Central para receber o imunizante.

Mesmo após a campanha, as doses continuarão sendo aplicadas. Entretanto, a vacinação de grupos prioritários antes da chegada do frio intenso é essencial para evitar complicações respiratórias mais graves, como explica a diretora de Vigilâncias da secretaria da Saúde de Joinville, Maria Cristina Willemann.

“Após a aplicação, a vacina leva em média duas semanas para gerar níveis adequados de anticorpos no organismo. Ao vacinar os grupos mais vulneráveis no período da campanha, eles estarão protegidos antes do vírus começar a circular com mais intensidade”, destaca.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe exclusiva para os grupos prioritários, Joinville já vacinou mais de 80 mil pessoas e 33,5% do público-alvo da campanha, formado por gestantes, idosos e crianças de seis meses a menores de seis anos.

A vacina também está liberada para pessoas com comorbidades, doenças imunossupressoras ou que apresentam qualquer deficiência, puérperas, cuidadores, pessoas que tenham contato com população vulnerável, trabalhadores do transporte e viajantes, trabalhadores da saúde, educação, segurança e salvamento, comércio e indústria, pessoas que trabalham com entregas e portuários, pessoas em situação de rua e funcionários do sistema de privação de liberdade.

“A expectativa é que, em breve, poderemos abrir a vacinação para toda a população. Estamos aguardando as diretrizes do Ministério da Saúde para ampliar a imunização”, reforça a diretora de Vigilâncias.

Joinville reforça estratégias para ampliar a vacinação

A campanha contra a gripe para os grupos prioritários encerra no dia 30 de maio, mas a vacina segue disponível após essa data nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e na Sala de Vacinas Central para quem ainda não se imunizou.

Desde o início de maio, Joinville tem intensificado ações estratégicas, como a vacinação aos finais de semana nas UBSFs, vacinação nas escolas e demais ações de imunização extramuros, como shoppings, instituições e eventos da cidade.

No próximo sábado (30/5), será promovida mais uma ação de vacinação no Festival Literário de Santa Catarina, no Centreventos Cau Hansen, das 10h às 19h. No domingo (31/5), a Sala de Vacinas Central também estará aberta das 8h às 16h para atender toda a população que precisa atualizar o calendário vacinal.

Em todas as ações e nas unidades de saúde, a vacinação é por ordem de chegada, com recomendação de chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento da unidade. Para se imunizar, a orientação é levar documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Em caso de vacinação de menor de idade, é necessário apresentar também o documento do responsável. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (link.joinville.sc.gov.br/UBSFsJoinville).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).