Em uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, de Planejamento e Urbanismo (por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte), Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt e voluntários do movimento Marcha do Silêncio foi realizada recentemente uma palestra para idosos sobre Conscientização e Segurança no Trânsito. Questões ligadas ao uso das faixas de pedestres, amarela e no transporte coletivo foram o principal foco da conversa ocorrida no próprio Centro de Convivência.
A ação integra as atividades da campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que busca sensibilizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis, do respeito às leis de trânsito e da preservação da vida.
Durante o encontro, foram abordados ainda temas relacionados à saúde mental e à segurança da população idosa no trânsito. Os participantes receberam orientações sobre os cuidados ao atravessar na faixa de pedestres, ressaltando a importância de sinalizar com a mão antes da travessia e sempre verificar se os veículos realmente pararam.
Também foram discutidos cuidados com o uso de calçados adequados, atenção aos desníveis nas vias públicas e prevenção de quedas. Além disso, a palestra reforçou os direitos da pessoa idosa no transporte coletivo, promovendo mais informação, respeito e segurança para todos.

A iniciativa faz parte do Programa Vida no Trânsito, voltado ao fortalecimento das ações de prevenção, à conscientização da população e à qualificação das informações relacionadas aos acidentes de trânsito, promovendo mais segurança e qualidade de vida para a comunidade.
Para a gerente de Gestão Estratégica de Políticas Públicas em Saúde, Joyce Ribeiro Bueno, “promover a segurança no trânsito também é cuidar da saúde da população. Essa ação reforça a importância da conscientização, especialmente junto à pessoa idosa, levando informação, prevenção e incentivo a atitudes mais seguras no dia a dia. O Programa Vida no Trânsito fortalece o trabalho integrado entre diferentes setores, contribuindo para a redução de acidentes.”
A ação também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, na meta 3.6, que visa reduzir mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito, e ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, na meta 11.2, que busca garantir sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis para toda a população.