A celebração do centenário da Ponte Hercílio Luz, em 2026, está motivando uma série de ações comemorativas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por parte do deputado estadual Marcos Vieira. No dia 12 de maio, uma terça-feira, por iniciativa do parlamentar, haverá uma sessão especial, quando lideranças e pessoas envolvidas desde a sua construção vão ser homenageadas.
Haverá também uma exposição de fotos, integrantes do Livro “Ponte Hercílio Luz – uma ligação de amor”, de autoria do arquiteto, fotógrafo e pesquisador Joel Pacheco, que também foi lançado na Alesc e fez parte do cronograma de ações.
Uma réplica da Ponte Hercílio Luz, construída pelo comerciante de Florianópolis Marcelo Pedro dos Santos também será exposta. A réplica da ponte antiga tem 1,80 metro de comprimento e ficará no hall da Alesc de 12 de maio até 22 de maio.
Um dos homenageados será o aposentado Ivo Pelegrini, que chegou a ser mestre de obras, e trabalhou durante toda a sua vida em um único lugar: A Ponte Hercílio Luz.
A família do Governador Hercílio Luz também vai receber homenagem, além de ex-governadores e lideranças que atuaram na preservação do patrimônio.
O deputado Marcos Vieira explica que a construção da Ponte Hercílio Luz foi um marco histórico para o estado e que, até hoje, a estrutura é considerada uma referência internacional da engenharia do início do século XX.
“Ao completar 100 anos, a Ponte Hercílio Luz reafirma sua importância como elo entre passado e futuro. As homenagens promovidas aqui na Assembleia Legislativa reforçam o valor histórico, político, econômico e afetivo da ponte, que permanece como símbolo da identidade catarinense e marco do nosso desenvolvimento”, justifica o parlamentar.