O processo de formação de um ciclone extratropical no oceano, na altura entre o Uruguai e a Argentina, traze instabilidade para o Sul do Brasil, com o avanço de uma nova frente fria. O risco é baixo para chuvas e tempestades em Florianópolis e regiãio.
Mas entre esta sexta-feira (08) e o domingo (10), uma intensa massa de ar frio de origem polar avança e provoca queda acentuada das temperaturas. Durante a sexta (08), as mínimas devem ser registradas à noite, com valores entre 14 e 18°C na região
Durante a madrugada de sábado (09), as temperaturas ficam abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Ao longo do dia, a presença de instabilidades e a maior cobertura de nuvens mantém as temperaturas baixas e sensação de frio. As máximas não ultrapassam os 15°C na maior parte do estado.
A partir de domingo (10), o frio se intensifica em todas as regiões catarinenses. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 0°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, favorecendo a formação de geada. Neste dia o risco passa a ser ALTO para ocorrências associadas ao frio intenso.
Previsão do tempo de Santa Catarina
Sexta-feira (08/05):
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, associados a chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo, começando a partir da madrugada no oeste e sul do estado, e estendendo-se a todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: amena, variando de 20°C a 26°C, e em declínio acentuado no fim do dia. A mínima ocorrerá à noite no estado.
Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado, com rajadas de 50 a 80km/h.
Sistema: frente fria avança por SC, seguida de massa de ar frio de origem polar.